A Fundação Universitária para o Vestibular(Fuvest), aplica dominvo (8) e segunda-feira (9) a segunda fase da prova para acesso à Universidade de São Paulo (USP), a partir das 13h, com duração de cinco horas. Confira dicas de português e matemática.
Obras literárias e sua importância na sociedade
Para a professora de português Letícia Góes, a segunda fase de Fuvest é muito bem elaborada e exige conhecimentos gramaticais, além de sagacidade para interpretar o uso de figuras de linguagem e compreender intenções comunicativas. “Ao estudar as obras literárias de leitura obrigatória, não se preocupe tanto com os fatos narrados. Atente-se às principais características das obras e das personagens. Procure compreender a importância dessas obras dentro da nossa sociedade, como conversam com a nossa realidade. Na época em que eu estudava para o vestibular da Fuvest, fiz fichas de resumo e análise de cada obra e isso me ajudou muito”, indica.
Cronograma pré prova
Em meio a avalanche de provas e novos momentos de estudo nesta época, Letícia ressalta a necessidade de organização rigorosa. “Faça um cronograma de revisão e siga-o. É um período difícil, que exige concentração e foco, mas cada minuto de dedicação valerá muito a pena”, finaliza a professora.
Agilidade
Já em relação à matemática, Alisson Marques é professor há 25 anos e para ele, o grande diferencial do candidato da Fuvest está em saber fazer a prova. “A maneira com que abordo o meu conteúdo prioriza a agilidade, porque o aluno necessita disso principalmente em uma prova longa”, explica o educador.
Provas anteriores e logística nos estudos
Para matemática, o professor Alisson destaca a importância de estudar por provas anteriores. “É diferente você querer saber o que vai cair de conteúdo e como será cobrado esse conteúdo. Tendo as antigas provas da pra ter uma perspectiva. Na preparação, tudo faz referência a nossa logística. Quando deixamos o estudo acumular, não conseguimos fazer as provas de um jeito confortável”, aconselha o professor.