Graduação premium via nota do Enem

Publicadas as notas finais do Enem 2020, é chegada a temporada de ingresso em cursos por meio da nota final do exame, e faculdades particulares de renome de Brasília são destaques entre os destinos escolhidos

Apresentado por  
postado em 22/03/2021 16:53 / atualizado em 22/04/2021 11:25
 (crédito: Divulgação Faculdade Mackenzie)
(crédito: Divulgação Faculdade Mackenzie)

Mais tarde do que de costume – por conta das adaptações de calendário necessárias devido à pandemia da Covid-19, acabam de ser publicadas pelo Inep as notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2020. E com elas a maratona dos pré-universitários de pesquisas por instituições e cálculos de nota de corte dos cursos desejados para o ingresso via Sisu, o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Corrida também pelo ProUni ou busca direta de programa de bolsas para faculdades particulares via nota do Enem.

Calcule sua média do ENEM para uso no SiSU

Já conferiu o seu resultado no ENEM? Entenda como é feito o cálculo da nota para uso no SiSU e outros casos.

Uma vez dentro do resultado, o estudante terá acesso a cinco notas diferentes: de Ciências Humanas, de Ciências da Natureza, de Matemática, de Linguagens e Códigos e da redação.

Cada instituição adota pesos diferentes para cada uma das provas do ENEM no cálculo da média para o SiSU. Confira os pesos adotados pela instituição que deseja e calcule sua nota média.

Tabela de referência - Notas mínimas e máximas no ENEM 2019


Nota Máxima Nota Mínima Proficiência
Linguagens 801,7 322 520,9
Matemática 985,5 359 523,1
Ciências da Natureza 860,9 327,9 477,8
Ciências Humanas 835,1 315,9  508


Nota do Enem para acesso às melhores instituições de ensino privado de Brasília
 

Em Brasília, grandes instituições privadas de ensino superior iniciaram, agora, o processo seletivo que considera a nota do Enem para ingresso na graduação. É o caso da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), localizada na 906 sul. Com 150 anos de história, o Mackenzie, que já está na Capital Federal desde 1996, quando foi inaugurado, no Lago Sul, o Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília, chega ao seu quarto ano também como Instituição de Ensino Superior.

A FPMB, avaliada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), traz ao Distrito Federal a tradição e a excelência da Universidade Presbiteriana Mackenzie - melhor instituição privada de ensino do estado de São Paulo e a quarta melhor instituição de ensino superior não pública do País.

“O Mackenzie trouxe para Brasília a tradição em inovar também no Ensino Superior. Nossos cursos estão na vanguarda, atendendo às demandas mais atualizadas do mercado e ao mesmo tempo priorizando a formação acadêmica, fundamental para a trajetória profissional. Temos um projeto pedagógico original, elaborado a partir de muita pesquisa, estudo e dedicação dos nossos especialistas. Nossas propostas estão sempre atentas ao futuro da educação no País e também observam os padrões de ensino que são referência no mundo. Nossas estratégias, internacionalizadas, procuram acompanhar, sempre que possível, as principais tendências de respeitadas instituições de ensino superior, a exemplo de Harvard, Yale, Princeton e outras – que também tiveram origem na igreja cristã reformada, assim como o Mackenzie”, explicou o professor Walter Eustáquio Ribeiro, Diretor Geral da Unidade Mackenzie em Brasília.

"A Faculdade tem uma estrutura física com equipamentos de ponta e atendimento qualificado, seja no ambiente físico ou no virtual. O grande diferencial é a qualidade do nosso corpo docente. Mestres, doutores ou pós-doutores, com sólidas carreiras na administração pública ou na iniciativa privada, que formam um time preparado para fazer da graduação no Mackenzie uma porta aberta para um futuro de sucesso" Professor Walter Eustáquio Ribeiro, Diretor Geral da Unidade Mackenzie em Brasília

Professor Walter Eustásquio
Professor Walter Eustásquio (foto: Divulgação Faculdade Mackenzie)

Até o dia 16 de abril, a Faculdade Mackenzie segue com o edital de ingresso de novos alunos via nota do Enem, com possibilidade de concessão de bolsas de um bom percentual de desconto no valor da mensalidade, a depender do desempenho do Enem (serão aceitas as notas do Enem de 2018 a 2020).

Valores da Instituição como fator decisivo no processo de escolha

Entre os diferenciais elencados pelos alunos e professores da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília está o peso de uma instituição com mais de 150 anos de existência, conferido autoridade ao trabalho da faculdade e o acolhimento por parte de todo corpo docente e discente, também, no respeito a crenças religiosas individuais.

“A minha opção pelo Mackenzie considerou tanto a avaliação do ambiente, como a infraestrutura e o nível do corpo docente. Além do fato de que eu me senti muito acolhida por todos. Não sou de Brasília, minha família está toda em Belém ou em Fortaleza. Não conhecia ninguém, aqui, quando me mudei para fazer faculdade. No Mackenzie, encontrei pessoas com as quais me identifiquei e que me acolheram como uma família, o que fez toda a diferença”, narra a aluna do 5º semestre de Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, Estefane Sampaio.

Graduação com autoridades da área de formação

Outro diferencial da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília está na possibilidade de intercâmbio de professores. Estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília têm aulas com autoridades nacionais e internacionais dentro da área de formação escolhida.

Atualmente, no campus de Brasília, a Faculdade dispõe de dois cursos de graduação, especialmente escolhidos com base em pesquisas mercadológicas para a demanda de trabalho da capital: Direito e Engenharia Civil.

"Brasília é o melhor lugar do Brasil para se cursar Direto, por ser o centro do Poder e da Política. Só aqui no Mackenzie, por exemplo, pude ter aula com o ministro da Justiça, André Mendonça, o que é uma experiência bem relevante para o currículo" Estefane Sampaio

Estefane Sampaio
Estefane Sampaio (foto: Divulgação Faculdade Mackenzie)

Além do convênio com centenas de universidades estrangeiras, os alunos da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília ainda podem acelerar a graduação cursando disciplinas na unidade de São Paulo.

 

Confira a estrutura da Faculdade Mackenzie:

  • Estrutura
    Estrutura Divulgação Faculdade Mackenzie
  • Biblioteca
    Biblioteca Divulgação Faculdade Mackenzie
  • Biblioteca
    Biblioteca Divulgação Faculdade Mackenzie
  • Estrutura
    Estrutura Divulgação Faculdade Mackenzie
  • Estrutura
    Estrutura Divulgação Faculdade Mackenzie
  • Estrutura
    Estrutura Divulgação Faculdade Mackenzie
  • Estrutura
    Estrutura Divulgação Faculdade Mackenzie
  • Fachada
    Fachada Divulgação Faculdade Mackenzie
  • Estrutura
    Estrutura Divulgação Faculdade Mackenzie

Saiba mais em:

http://brasilia.mackenzie.br/

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação