Memória

Relembre o dia em que Roberto Carlos quase se casou em Brasília

Em 1983, o rei escolheu a capital federal para oficializar a união com a atriz Myrian Rios; a descoberta da cerimônia secreta por um repórter do Correio, porém, fez com que a celebração fosse cancelada

Foto de perfil do autor(a) Thays Martins
Thays Martins
17/11/2023 14:07 - Atualizado em 17/11/2023 20:30
3min de leitura

“A multidão ia aumentando a partir das 22h, para assistir ao casamento do rei Roberto Carlos”, anunciou a edição de 21 de abril de 1983 do Correio Braziliense. O casamento seria no Santuário Dom Bosco e fez com que milhares de brasilienses se reunissem na porta da igreja depois que o Correio revelou a cerimônia ultrassecreta na edição do dia anterior.

Bastante religioso, o rei se casaria com a atriz Myrian Rios em Brasília, de forma discreta, para fugir dos holofotes que a cerimônia traria. Mas também por um outro motivo. Foi na capital federal que o casal apareceu pela primeira vez em público, em 21 de abril de 1981. Em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record TV, em 2021, Myrian revelou que os dois mantiveram o relacionamento em segredo por cerca de um ano a pedido do rei. A atriz era 17 anos mais nova que Roberto Carlos e conheceu o rei com apenas 15 anos. O relacionamento começou quando ela tinha 17 anos.

Em 1983, a jovem Myrian com 24 anos, e Roberto Carlos eram o casal do momento. A cerimônia secreta foi descoberta por acaso. Um outro casal soube do fato na sacristia, contou a amigos e a informação chegou até o Correio. A informação foi confirmada pela irmã Carminha, da secretaria da igreja, sem saber que falava com um repórter. A cerimônia era tão secreta que nem o nome dos noivos foi registrado no livro de registros, somente: “Dia 20, 22 horas, Roberto C. M.R.”. Hoje, o santuário diz que não tem registros do acontecimento.

Roberto Carlos e Myrian Rios
O casal manteve o relacionamento em segredo por cerca de um ano a pedido do rei (foto: Divulgação/Roberto Carlos site oficial)

O anúncio da cerimônia na primeira página do Correio, porém, foi o bastante para que os fãs do rei se reunissem em frente à igreja para tentar ver algo. Alguns juraram que viram Silvio Santos, que seria um dos padrinhos. “Chegou a polícia, o Detran desviou o trânsito da pista que liga a W3 a W4, junto à Dom Bosco. Pipoqueiros e carrinhos de cachorro-quente ajudavam a fixar a multidão, que continuava aumentando”, relatava a edição daquele 21 de abril.

No fim, os documentos para a realização da cerimônia não chegaram. “Mas a multidão não queria nem saber: fincava pé na porta da igreja, à espera do casamento. A igreja fechou as portas, apagou as luzes, mas ninguém arredou o pé, e até as primeiras horas da madrugada de hoje muitos ainda esperavam”, continua o relato.

O casamento em Brasília acabou não acontecendo, mas o relacionamento durou mais de uma década. À Marie Claire, em 2021, Myrian lembrou com carinho da união com o rei. “O Roberto foi o grande amor da minha vida”, disse. “Eu o conheci com 17 anos, nós nos casamos e eu me separei com 30. É um tempo de amadurecimento da mulher, de adolescente para adulta. E eu aprendi muito com o Roberto”, lembrou. O relacionamento foi eternizado em canções do artista, como a música A Atriz, de 1985. “Vejam só vocês o que foi que eu fiz. Fui me apaixonar por uma atriz”, diz Roberto em um trecho da música.

*Essa matéria foi publicada originalmente em abril de 2022

Expediente

Presidente

Guilherme Augusto Machado

Vice-presidente executivo

Leonardo Guilherme Lourenço Moisés

Diretora de Redação

Ana Dubeux

Projeto e produção

Edição: Mariana Niederauer, Roberto Fonseca, Lorena Pacheco, Pedro Grigori Ronayre Nunes, Samuel Calado, Talita de Souza e Thays Martins | Pesquisa: Francisco Lima Filho e Mauro Ribeiro | Mentoria: Julio Gomes Filho | Tecnologia: Guilherme Dantas, Patrick Lima e Vinícius Paixão


© 2023 Diários Associados. Todos os direitos reservados. Política de privacidade | Termos de uso