enganoso

Post usa vídeo antigo para enganar sobre adesão a ato pró-Bolsonaro em Orlando

É enganosa a postagem no Facebook que compartilha vídeo de motociata em homenagem ao presidente Jair Bolsonaro (PL), em São Paulo, em 12 de junho de 2021, como se fosse um registro de Orlando, nos Estados Unidos, em 11 de junho deste ano. A motociata em Orlando realmente aconteceu na data sinalizada, mas teve uma adesão menor do que o evento realizado em São Paulo, no ano passado

Projeto Comprova
postado em 23/06/2022 18:50
 (crédito: Reprodução/Comprova)
(crédito: Reprodução/Comprova)

Investigado por: Metrópoles e O dia.

Conteúdo investigado: Vídeo no Facebook mostra comboio de motos em uma estrada. A publicação utiliza imagens de post no Kwai e insere os termos “USA” e “Horlando 11/06/2022” para fazer menção à motociata realizada pelo presidente Jair Bolsonaro em Orlando, nos Estados Unidos.

Onde foi publicado: Facebook e Kwai.

Conclusão do Comprova:

É enganoso o vídeo que mostra imagens de comboio de motos como se fossem de motociata realizada em apoio ao presidente Jair Bolsonaro em Orlando, nos Estados Unidos, em junho deste ano. A gravação, na verdade, foi feita durante uma outra motociata, realizada na cidade de São Paulo, em junho de 2021.

Além de o ato ter sido realizado em outra cidade que não a informada no vídeo, o autor do post também engana ao escrever que “Segundo a data foice foram 47 motos”, referindo-se ao Datafolha. Não foram encontradas publicações do instituto de pesquisa referentes ao evento nos Estados Unidos.

Entretanto, de acordo com publicação da Folha de S.Paulo, o evento em Orlando reuniu cerca de 350 motociclistas. Já na motociata na cidade paulista – a que aparece no vídeo verificado aqui – passaram pelo pedágio 6,6 mil veículos (Poder 360).

O Projeto Comprova considera enganoso qualquer conteúdo retirado do contexto original e usado em outro modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Alcance da publicação: Até o dia 23 de junho de 2022, a postagem do Facebook alcançou 675 compartilhamentos, 243 comentários e 1,2 mil interações. Já a publicação do Kwai teve 2,9 mil visualizações, 246 curtidas e 725 compartilhamentos.

O que diz o autor da publicação: O Comprova procurou os autores da publicação no Facebook e no Kwai. Não houve respostas até a publicação da checagem.

Como verificamos: O vídeo compartilhado na postagem enganosa traz, na tela, a indicação do perfil no aplicativo Kwai de onde o material foi baixado. Com o auxílio do site Save from Net, o Comprova baixou o vídeo do Kwai e fez o upload do material no programa Adobe Premiere Pro, onde foi possível capturar frames da imagem.

Ao submetê-los à ferramenta de busca reversa de imagens Google Lens, foi possível localizar reportagens e outras postagens com o mesmo vídeo – uma delas feita por Jair Bolsonaro – que esclareceram tratar-se de uma motociata realizada em São Paulo, em junho de 2021.

O Comprova também fez buscas na internet por reportagens sobre a motociata realizada no início deste mês em Orlando, por ocasião da passagem de Bolsonaro pelos EUA para participar da Cúpula das Américas. E buscou contato com o autor da postagem enganosa aqui verificada.

Imagens são de motociata em São Paulo

A motociata que aparece no vídeo da postagem não foi realizada em Orlando, e sim em São Paulo, no dia 12 de junho de 2021. O mesmo vídeo foi localizado em postagens da época. Uma delas feita pelo próprio presidente Jair Bolsonaro:

  • Reprodução/Comprova Reprodução/Comprova

O mesmo registro antigo também aparece nesta postagem no Twitter e nesta outra no YouTube, no canal do portal de notícias Poder360. Capturas de tela abaixo:

  • Reprodução/Comprova Reprodução/Comprova

 

  • Reprodução/Comprova Reprodução/Comprova

São diversas as correspondências nas imagens que permitem afirmar tratar-se do mesmo vídeo atribuído pela postagem investigada à motociata de Orlando. Nas capturas de tela, percebe-se, por exemplo, nas marcações em vermelho, mesma placa e poste que aparecem na publicação enganosa, feita em 16 de junho deste ano:

 

  • Reprodução/Comprova Reprodução/Comprova

A motociata em São Paulo, do dia 16 de junho de 2021, foi realizada na Rodovia dos Bandeirantes. Segundo estimativa da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), concessionária que administra a pista, houve registro, na ocasião, da passagem de 6.661 motos na Praça de Pedágio de Campo Limpo. Essas informações constam em reportagens publicadas na época (Carta Capital, Folha de S.Paulo, Poder360).

Motociata em Orlando

Jair Bolsonaro realizou uma motociata com apoiadores em Orlando, nos Estados Unidos, no dia 11 de junho de 2022. O grupo se reuniu na frente de uma igreja, onde o presidente discursou antes de seguir pelas ruas da cidade americana. Vídeos publicados pela imprensa (SBT e Poder360) mostram o evento. Além disso, Bolsonaro também compartilhou imagens da reunião em seu Twitter.

A agenda oficial do presidente confirma que o político se encontrou com a comunidade brasileira em Orlando entre 10h40 e 12h40 do dia 11 de junho. Após a motociata, às 15h30, Bolsonaro retornou para o Brasil. Ele estava nos Estados Unidos para participar da Cúpula das Américas e chegou a se encontrar com o presidente norte-americano, Joe Biden. De acordo com matéria do Poder360, a motociata foi coordenada pelo grupo Yes Brazil USA.

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, considerado foragido após ter sua prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento no inquérito das “fake news” e de atos antidemocráticos, participou da motociata em Orlando (Metrópoles). Imagens mostram Santos na garupa de um homem, próximo da moto do presidente.

Críticas a instituto de pesquisa

A legenda do post no Facebook faz referência ao Datafolha. Com o intuito de descredibilizar o instituto de pesquisa, o autor menciona, de forma enganosa e irônica, que o número de motos estimadas pelo Datafolha seria notavelmente menor: “Segundo a data foice foram 47 motos”.

Não foram encontradas publicações do Datafolha sobre a motociata realizada em Orlando. Entretanto, a Folha de S.Paulo, principal empresa do grupo ao qual o instituto de pesquisa pertence, afirma que o evento reuniu cerca de 350 motos e, segundo estimativas da igreja, mais de 2 mil pessoas esperavam o presidente.

Como citado anteriormente, o número de veículos participantes da motociata de São Paulo, compartilhada de forma enganosa pela publicação, foi de 6,6 mil. Os números mostram que a adesão do evento de Orlando foi 94% menor do que o da cidade brasileira.

Conteúdos que atacam institutos de pesquisa são frequentes. O Comprova mostrou recentemente que um post troca local de ato contra Lula para desacreditar pesquisas e que vídeo faz alegações enganosas para colocar em dúvida credibilidade de pesquisas eleitorais.

Mesmo vídeo em outras postagens enganosas

O vídeo da motociata de 16 de junho de 2021 em São Paulo vem sendo compartilhado em diversas postagens enganosas sobre supostos atos em homenagem a Bolsonaro no Brasil e no mundo.

A própria postagem de Jair Bolsonaro foi sinalizada como informação falsa pelo Facebook por ter aparecido em checagem da Agência Lupa sobre conteúdo que compartilhava o mesmo vídeo afirmando tratar-se de motociata na Bahia, em 26 de fevereiro deste ano.

O vídeo utilizado na postagem aqui verificada foi baixado originalmente do Kwai e depois compartilhado no Facebook – a informação aparece na imagem, que traz a indicação do perfil que inicialmente postou o vídeo no aplicativo. Na postagem no Kwai, a afirmação é de que a motociata ocorreu em Porto Alegre (destaque abaixo, em vermelho):

  • Reprodução/Comprova Reprodução/Comprova

No exterior, o vídeo da motociata em São Paulo também apareceu em postagem falsa na Alemanha, em fevereiro deste ano. Na ocasião, a afirmação era de que se tratava de um evento em homenagem a uma criança alemã, de 6 anos, que estava em tratamento de câncer e, segundo sua mãe, adorava motos.

Por que investigamos: O Comprova investiga conteúdos sobre pandemia, eleições e políticas públicas que viralizaram nas redes sociais. A publicação cria uma percepção enganosa do apoio popular e das manifestações favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato à reeleição. As informações retiradas do contexto verdadeiro confundem e podem induzir a opiniões irreais sobre o político e seus apoiadores.

Outras checagens sobre o tema: Anteriormente, o Comprova já mostrou que post no Facebook engana ao divulgar atos pró-Bolsonaro de 2021 como se fossem atuais; que é uma sátira imagem da torcida do Liverpool atribuída a encontro do PT e que vídeo antigo engana ao afirmar que Lula e Alckmin foram hostilizados em Porto Alegre.

Verificador por: Folha de São Paulo, Correio Braziliense, Estadão, Correio de Carajás, CNN Brasil, A Gazeta, Plural Curitiba, SBT, SBT News, Nexo, Imirante.com

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE