DISTRITO FEDERAL

Eleições 2022: entenda como funciona o voto em trânsito

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), 15.582 mil eleitores vão votar nesta modalidade

Francisco Artur - Especial para o Correio
postado em 15/09/2022 19:10 / atualizado em 15/09/2022 19:12
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Senador, deputados distrital e federal, além dos cargos de governador e presidente da República. Previsto para ocorrer em 2 de outubro, o primeiro turno das eleições no Distrito Federal decidirá os nomes que vão assumir as 24 cadeiras na Câmara Legislativa, os candidatos a ocupar a Câmara Federal e um parlamentar a compor o Senado.

Caso haja segundo turno nos cargos executivos, os 2,2 milhões de eleitores - de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), - estão aptos a votar em todo o território brasiliense, em 30 de outubro. Além dessas pessoas, outras 15.582 mil podem participar dos dois turnos por meio do voto em trânsito. A diferença é que, por meio dessa modalidade, o voto será feito apenas para presidente da República.

Direcionado a eleitores que, nos dias das eleições de 2022, encontram-se fora de suas zonas eleitorais, o voto em trânsito é uma possibilidade de exercer a cidadania.

O funcionamento desta forma de participação popular ocorre da mesma maneira que um voto normal: no dia da eleição, o eleitor vai ao colégio eleitoral em que se cadastrou, na cidade onde se encontra, procura sua sessão eleitoral, apresenta um documento oficial e com foto, acessa a urna, digita o número de seu candidato a presidente e confirma o voto.

O cadastro para que os eleitores que estão fora de suas residências eleitorais exerçam o direito a participar da eleição para o chefe do Executivo nacional ocorreu entre 18 de julho e 18 de agosto. Segundo o TSE, a solicitação para votar em trânsito não altera a residência eleitoral do cidadão.

Comparação

Ainda conforme registros do TSE, os requerimentos para voto em trânsito no 1º turno das Eleições 2022 cresceram 278% em relação a 2018. Enquanto, neste ano, 332.548 pessoas requereram o voto em trânsito para o primeiro turno, quatro anos atrás a corte eleitoral registrou 87.979 solicitações deste modelo de participação no pleito para eleger presidente da República.

Para um eventual segundo turno, em 2022, o TSE informou que 314.804 pessoas também realizaram o pedido de voto em trânsito. Em 2018, este dado foi de 83.494 pedidos.

Maior colégio eleitoral do país, São Paulo é o destino onde o maior número de pessoas pretende participar das eleições votando em trânsito no primeiro turno. No estado, houve 82.393 pedidos para participar das eleições por meio desta modalidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação