Verificação

É falso que Bolsonaro vai acabar com feriado de 12 de outubro

Também é falso que o presidente sugeriu a mudança do nome de Nossa Senhora Aparecida para "Santa Aparecida, Rainha dos Católicos"

Francisco Artur
postado em 10/10/2022 13:12 / atualizado em 10/10/2022 13:13
 (crédito: MarcosCorrea/PR)
(crédito: MarcosCorrea/PR)

Resumo da conclusão: É falso que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), criou uma comissão para planejar, a partir de 2023, o fim do feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro. Também é falso que Bolsonaro sugeriu a mudança do nome de Nossa Senhora Aparecida para “Santa Aparecida, Rainha dos Católicos”.

Onde foi publicado: WhatsApp

Conclusão do Holofote: É falsa a publicação que alega que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), planeja acabar com o feriado de Nossa Senhora Aparecida, comemorado no dia 12 de outubro. O mesmo conteúdo, que é uma captura de tela de uma postagem falsa no Facebook, também alega que Bolsonaro vai alterar o nome da figura religiosa para "Santa Aparecida, Rainha dos Católicos".

Nos perfis oficiais nas redes Facebook, Instagram e Twitter do presidente, não há registros de publicações em que expressa as intenções de cancelar o feriado e mudar o nome da santa.  

Bolsonaro é católico

Na desinformação, Jair Bolsonaro aparenta não pertencer ao catolicismo, no entanto, assim como 50% dos brasileiros — segundo a mais recente pesquisa Datafolha, realizada em 2020 — o presidente é católico. Já sua esposa, Michele Bolsonaro, é evangélica.  

Também no conteúdo falso, é dito que Bolsonaro irá aproveitar o crescimento de sua base aliada no Congresso — 99 correligionários eleitos na Câmara e 14, no Senado — para garantir a maioria na discussão desses temas religiosos. Nesta alegação, é verdadeiro que o atual presidente e candidato à reeleição constatou a vitória de seus aliados, porém é falso que, a partir de 2023, serão debatidos temas como fim do feriado de Nossa Senhora e mudança de nome da santa.

Mesmo sendo católico, em 2015, Bolsonaro foi batizado pelo representante da Assembleia de Deus e presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo (PSC). Em seu perfil no Twitter, naquele ano, Bolsonaro disse ser católico, mas ligou os filhos à religião Batista. "Sou católico, meus filhos + velhos Batistas... agradeço a Deus pela existência de cada pessoa que me cerca", escreveu.  O batismo, àquela ocasião, não significou uma entrada do então parlamentar à igreja evangélica, mas sim uma aproximação com a base política neopentecostal que apoiou sua candidatura à presidência, em 2018. 


Alcance da publicação: Como a desinformação foi disparada pelo WhatsApp, o sistema de criptografia da plataforma não permite saber o alcance exato da publicação. É possível, no entanto, atestar que essa falsa alegação abrangeu cinco ou mais conversas, já que a mensagem aparece com o ícone de sinalização de setas duplas e a etiqueta "Encaminhada com frequência".

O que diz o autor da publicação: Assim como não é possível checar o alcance da publicação, o sistema de criptografia do WhatsApp não permite verificar o autor da publicação. Logo, não é possível encontrar a pessoa ou empresa que produziu essa desinformação.

Como verificamos: O conteúdo enganoso envolvendo Bolsonaro e o fim do feriado de 12 de outubro mostra que o anúncio da medida foi feito pelas redes sociais. Diante disso, por meio de uma análise das publicações nas contas oficiais do Facebook, Instagram e do Twitter do presidente, o Holofote não encontrou registros desta publicação. Assim, constatou-se ser falso alegar que Jair Bolsonaro discute alterar o nome de Nossa Senhora Aparecida e discutir o fim do feriado em celebração ao dia dela.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação