Verificação

Cantora do Abba vira juíza sueca em fake news sobre eleições brasileiras

Mulher apontada na desinformação como magistrada da Suécia é, na verdade, a vocalista do grupo de música POP Abba, Agnetha Fältskog

Francisco Artur
postado em 08/11/2022 11:23 / atualizado em 08/11/2022 11:34
 (crédito: Youtube)
(crédito: Youtube)

É falso que uma juíza da Suécia afirmou que houve fraude nas eleições brasileiras. Essa insinuação viralizou, nesta semana, em grupos de apoiadores do candidato à reeleição derrotado no pleito deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Apontada como sendo a juíza da Suécia Anna Ase, o conteúdo enganoso usa a foto e distorce as legendas de uma entrevista concedida em 2013, pela vocalista do grupo de música Pop Abba, Agnetha Fältskog.

No vídeo verdadeiro, Agnetha Fältskog, que tem 77 anos, fala sobre música. No conteúdo manipulado, a artista é apresentada como uma liderança mundial que questiona o resultado das eleições presidenciais deste ano.

Veja o vídeo verdadeiro 

A vocalista do Abba não foi a única a ser vítima de desinformação nas redes sociais. Grupos que apoiam Bolsonaro e são contrários à democracia brasileira manipularam, recentemente, declarações da cantora Pop Lady Gaga.

À ocasião, a estrela POP foi apresentada como a personalidade capaz de promover uma intervenção federal no Brasil.

Além de Agnetha e Lady Gaga, a ex-atriz pornô Mia Khalifa foi apresentada em um print falso como "diretora do departamento antifraude eleitoral do Tribunal de Haia". Sobre essa insinuação. ela se manifestou no Twitter: "Ok, neste momento eu deveria estar me perguntando se estou atrasado para o trabalho, acho que realmente tenho o cargo".

Essa não foi a primeira vez que grupos extremistas a associaram com desinformações na políticia. No ano passado, durante da CPI da Covid-19, viralizou um conteúdo que apontava Mia Khalifa como cientista.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação