Publicidade

Como Checamos

Para dar luz à notícia, o Holofote Núcleo de Checagem do Correio Braziliense segue o exemplo de agências de checagem de fatos nacionais e internacionais, como a argentina Chequeado e as brasileiras Aos Fatos, Boatos.org e Lupa, a primeira agência de fact-checking do país. A metodologia adotada por essas plataformas serão a base do nosso trabalho, focado no combate à desinformação e às notícias falsas.

Inicialmente, o nosso núcleo se concentrará na checagem de fatos ligados ao Distrito Federal e à Região Centro-Oeste. Serão verificadas informações das mais diversas áreas, como política, economia, saúde, esporte e direitos humanos. Notícias e discursos veiculados em jornais, rádios, tevês e sites também poderão passar pela análise dos nossos jornalistas, vinculados a todas as editorias do Correio Braziliense.

A partir da escolha do tema, o Holofote buscará seguir os cinco princípios éticos da International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores reunidos em torno do Poynter Institute, nos Estados Unidos. São eles: apartidarismo e equidade; transparência das fontes; transparência de financiamento e organização; transparência de método; e correções francas e amplas.

A partir desses compromissos, o Holofote verificará informações com base em bancos de dados públicos, estudos científicos, pesquisas acadêmicas, levantamentos de organizações não governamentais e toda e qualquer fonte com credibilidade encontrada ao longo das nossas checagens. Especialistas também poderão ser entrevistados para que não ocorram falhas de interpretação. Não serão checadas opiniões pessoais ou promessas de campanha, uma vez que, nesses casos específicos, não é possível verificar a veracidade.

O Holofote também assume a responsabilidade de, em caso de erro, informar o leitor sobre a falha e usar os mesmos métodos para refazer a checagem. Tudo em nome da transparência e da boa informação.

Etiquetas

Informação comprovadamente verdadeira


Informação parcialmente correta, mas precisa de esclarecimentos


Informação comprovadamente incorreta ou falsa


Afirmação ou dado exagerado coloca em xeque a informação


A fonte se valeu de ferramentas digitais para modificar foto, áudio ou vídeo


Contradição ameaça a credibilidade da informação


A equipe precisa de mais tempo para atestar a veracidade das informações


Faltam dados e fontes capazes de comprovar a informação


Informações conflitantes impedem a comprovação dos dados apresentados


Topo