O secretário de Educação Leandro Cruz, após reunião com representantes de creches e professores, decidiu que as atividades presenciais para creches conveniadas — creches particulares que atendem a rede pública —, em 28 de junho.
No encontro estavam presentes o secretário Fábio Sousa, representantes do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep) e do Conselho de Entidades de Promoção e Assistência Social (Cepas), responsável pelas creches conveniadas com o poder público.
“A vacinação dos profissionais possibilita o retorno presencial. E a retomada é uma vitória para a educação e para os pais, mães e responsáveis que precisam de um lugar seguro para atender seus filhos enquanto trabalham, sem falar da importância dessa etapa para as crianças, que é a base de todo percurso educacional”, afirmou Leandro Cruz.
De acordo com o secretário de Educação, a primeira semana será dedicada à capacitação, na prática, dos profissionais que atuam nessas instituições sobre os protocolos de segurança contra a covid-19. “Será um período para ambientação e preparação das medidas sanitárias, para receber todas as crianças, que carecem de uma atenção especial , por se tratar de um público totalmente dependente do profissional. Muitos ainda requerem colo, daí a importância dessa ambientação”, explica.
No dia 5 de julho, as instituições já estarão totalmente preparadas para recepcionar as crianças.
Segundo nota da SEE-DF, a pasta mantém parceria com 59 centros de educação da primeira infância (CEPIs), construídos com recursos públicos e geridos pela iniciativa privada, e com 63 instituições privadas conveniadas. Ao todo, as 122 unidades atendem 22.967 crianças de zero a 5 anos de idade. Destas, 18.450 são da etapa creche e 4.144 da pré-escola.