resultado

Inep divulga gabaritos e cadernos de questões do Enem

Participantes podem consultar materiais dos dois dias de provas do Enem 2021. Resultados do exame serão publicados em 11 de fevereiro de 2022

EuEstudante
postado em 01/12/2021 14:50 / atualizado em 01/12/2021 15:11
 (crédito:  Marcello Casal Jr/Agência Brasi)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasi)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (1º/12), os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 — versões impressa e digital. O participante deve acessar os materiais no portal da instituição. Danilo Dupas, em coletiva na segunda-feira, havia dito que o gabarito seria divulgado nesta data. 

Foram divulgados, além dos gabaritos das provas dos dois dias de exame, as provas acessíveis, aplicadas a quem teve direito a atendimento especializado. É importante se atentar para conferir o gabarito relativo à cor, ao número e ao formato da prova realizada em cada domingo de aplicação.

No primeiro dia, os participantes resolveram itens de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de escreverem a redação, com o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Já no segundo dia, as provas foram de ciências da natureza e suas tecnologias, e de matemática e suas tecnologias.

Os resultados do Enem 2021 serão publicados no dia 11 de fevereiro de 2022. Para os “treineiros” — inscritos da 1ª ou da 2ª série do ensino médio que realizam a prova para testar conhecimentos —, o boletim individual será publicado 60 dias após a divulgação dos resultados do exame.

Questão anulada

Uma questão da prova de matemática e suas tecnologias foi anulada, o que não compromete o processo de estimação da nota das participantes. Isso acontece porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade e, ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.

Acesse aqui os gabaritos de cada dia e cada cor.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação