Colesterol: é ou não é vilão?

postado em 02/02/2014 00:00
 (foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press %u2013 21/1/13
)
(foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press %u2013 21/1/13 )

No censo comum, o colesterol é considerado um inimigo do coração. Mas não é bem assim; Apesar de ser fator de risco para problemas graves como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto, ele é essencial para o bom funcionamento do corpo humano. Três integrantes do corpo clínico do Hospital Belo Horizonte, a nutricionista Juliana Machado, o endocrinologista Celso Melo e o cardiologista Flávio Brugnara Veloso destacam 10 informações que você precisa saber sobre o colesterol.

1) O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente no organismo.

2) Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto os outros 30% vêm da dieta.

3) O corpo humano utiliza o colesterol para produzir hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras.

4) Existem dois tipos de colesterol. Chamado de ;colesterol bom;, o HDL ajuda a carregar o colesterol de dentro das artérias e transportá-lo de volta ao fígado para ser excretado. Já o LDL, chamado de ;colesterol ruim;, transporta o colesterol para as células que mais necessitam.

5) Quando em excesso (hipercolesterolemia), o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, desencadeando um processo conhecido com arteriosclerose. Isso pode provocar angina (dor no peito) e infarto do miocárdio ao entupir artérias coronárias e AVC (derrame) nas artérias cerebrais.

6) Gema de ovo, bacon ou toucinho, carne de frango com pele, torresmo, manteiga, creme de leite, nata, frituras, salsicha, salame e linguiça são alimentos que contêm uma significativa quantidade de colesterol.

7) O aumento do nível de colesterol no sangue não costuma provocar sintomas. Em casos excepcionais, aparecem os chamados xantomas, que são sinais decorrentes do acúmulo do colesterol na pele. Quando atinge níveis muito altos, pode haver um aumento no fígado, baço e sintomas de pancreatite.

8) A taxa de colesterol apontada em exames de sangue considera a soma do bom colesterol (HDL) com o mau colesterol (LDL). É considerada boa quando está abaixo de 200 e elevada quando está acima de 240.

9) Há três causas para o aumento de colesterol: fator genético (presente quando o indivíduo tem genes que determinam a alteração), alimentação (quem ingere alimentos gordurosos tem mais chance de apresentar altas taxas) e doenças como hipotireoidismo, diabetes e problemas renais.

10) Para manter bons níveis de colesterol, uma boa dieta deve ser mantida por toda a vida. Não fumar e praticar exercícios físicos também evitam a elevação das taxas.

ALIADAS DA
SAÚDE MASCULINA

Os homens nunca se preocuparam tanto com a saúde e o bem-estar. Por isso, eles aprenderam que é preciso investir em uma boa alimentação. A nutricionista Karin Honorato, consultora da farmácia on-line Netfarma, destaca que alguns alimentos, quando consumidos diariamente, influenciam no desempenho físico dos representantes do sexo masculino que sonham em manter um corpo em forma. As sementes de girassol, por exemplo, são fontes de proteínas e ricas em substâncias importantes para os músculos, como a vitamina E. O nutriente citado é um antioxidante que ajuda a prevenir os danos causados por radicais livres depois de treinos intensos. Como contém fibras, as sementes de girassol também interferem no processo de queima de gordura, contribuindo para um emagrecimento saudável.

ÁGUA
REFRESCANTE

Pense em um copo de água que ganha sabor. Para quem não tem o hábito de beber o líquido, as águas saborizadas ou aromatizadas são alternativas diferentes e saudáveis, principalmente durante o verão, quando nosso corpo precisa de reforçar a hidratação. A culinarista funcional Lidiane Barbosa sugere duas preparações que levam hortelã, planta que tem ação calmante, digestiva, limpa o sangue e desobstrui as vias respiratórias, além de dar um sabor refrescante ao líquido que costuma ser considerado ;sem graça;. Em uma das receitas, a culinarista funcional orienta incluir em um litro de água filtrada um ramo de hortelã, meia xícara de mix de frutas vermelhas (mirtillo, morango e framboesa) e uma colher de chá de cravo-da-índia. Outra opção é acrescentar 1/3 de pepino japonês cortado em rodelas finas.

ATÉ OS 5 ANOS
ESTÁ LIBERADO

Depois de tirar a fralda, é hora de ensinar os filhos a se lembrarem de ir ao banheiro. É normal que até os 5 anos a criança faça xixi na cama, por isso não há necessidade de procurar ajuda. Os pais devem diminuir a ingestão de sucos e sopas à noite e acostumar os pequenos a tomar mais líquidos durante o dia, de forma distribuída. Outra dica é levar a criança ao banheiro antes de dormir para que ela esvazie a bexiga e acordá-la no meio da noite para que faça xixi no vaso. Molhar a cama torna-se uma preocupação quando continua a ocorrer depois dos 5 anos. Nesses casos, os médicos chamam o hábito de fazer xixi na cama de enurese noturna, caracterizada pela perda involuntária de urina.

A COLUNA
NÃO PODE SOFRER

Ter o mundo na ponta dos dedos agiliza a vida, mas também pode acarretar alterações posturais e dores crônicas na coluna. Quando o usuário tenta visualizar a tela do tablet, acaba inclinando o pescoço e a cabeça, causando sobrecarga muscular. Para evitar problemas, o quiropraxista David Porto recomenda elevar o dispositivo para que o pescoço fique em posição neutra. É importante apoiá-lo sobre um suporte em uma mesa e conectar um teclado separado durante a digitação. Para aqueles que gostam de dar uma última verificada nas notícias antes de dormir, David ensina colocar três travesseiros nas costas e dois embaixo de cada braço, formando uma espécie de poltrona, para não sobrecarregar a coluna.

O ANO DO CAVALO
Para os chineses, o ano novo começa amanhã. Também pela crença dos orientais, 2014 é o ano do cavalo de madeira. O coordenador do curso de pós-graduação em acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC), Márcio De Luna, explica que os nascidos nesse ano são inteligentes e perceptivos, atléticos e rápidos, imponentes e apaixonados, influentes e competitivos. Além disso, amam a independ

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação