Opte pelo otimismo

Um otimista enxerga a oportunidade em cada dificuldade.

postado em 02/02/2014 00:00

;A capacidade de superar os obstáculos sem desanimar é uma das maiores vantagens de ser otimista;, afirma Allan Percy, especialista em coaching e em literatura de autoajuda e desenvolvimento pessoal. Em As vantagens de ser otimista, ; Um kit de sobrevivência para tempos difíceis (tradução de Mónica Baña, Editora Sextante, 128 páginas, R$ 19,90), ele fala justamente sobre tal característica. Para Percy, a qualidade de ser otimista não significa ter uma vida perfeita ; mas, sim, encarar de forma mais relaxada as imperfeições do dia a dia.


O autor acredita ainda ser possível desenvolver o otimismo. Para tanto, ele recheia o livro com dicas práticas e conselhos inspiradores que objetivam ensinar a estimular os pensamentos positivos e a encarar a vida com mais leveza e tranquilidade. Aforismos e o bom humor característicos das obras do autor também estão presentes no novo livro, além de histórias reais de pessoas que conseguiram triunfar apesar das dificuldades. Entre as principais dicas, ele aponta que é muito mais fácil enfrentar o mundo com um sorriso no rosto. ;Não é por acaso que os fotógrafos nos pedem um sorriso quando estamos diante das câmeras: quando sorrimos, despertamos a simpatia das pessoas, o que se traduz em mais sucesso na esfera social, profissional e até mesmo sentimental;, sugere.


O livro traz ainda o que Percy denomina kit de sobrevivência: uma série formada por 12 estratégias rápidas para lubrificar as engrenagens da positividade, 100 pílulas de otimismo (frases de grandes pensadores sobre o enxergar o lado bom da vida), 12 histórias inspiradoras de pessoas como Cristóvão Colombo, Barack Obama e Steve Jobs, que conquistaram seus objetivos mesmo quando tudo parecia indicar que iriam fracassar. ;Abrir-se para a positividade é bem mais simples do que se imagina - basta olhar o lado bom da vida em vez de manter o foco naquilo que está errado.; Percy também é autor de Nietzsche para estressados, Hermann Hesse para desorientados e Tudo é possível, entre outros livros.

Contatos

Amor ; No dia 8, às 15h, a Ordem Rosacruz (Amorc) promove a palestra gratuita ;A inteligência do coração;, com o terapeuta holístico João Eustáquio Aguilar. O programa pretende mostrar o amor, sua evolução, finalidade, manifestações nos planos universal, humano, humanitário e divino, os dados científicos sobre os efeitos do amor na saúde global do ser humano e como via iniciática. Local: Avenida Portugal, 681, Bairro Jardim Atlântico, Pampulha. Informações: (31) 3496-1439 ou oalrcbelohorizonte@yahoo.com.br.

Palestra ; Na quinta-feira, das 19h30 às 22h, o Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC) promove aula experimental do curso de projeciologia e conscienciologia. No sábado, das 16h às 18h, oferece palestra pública gratuita com o tema ;Autoconhecimento e evolução;. O objetivo é levar a reflexões por meio de temas como você é único e especial: identifique o valor de conhecer a si mesmo; descubra a complexidade e a sofisticação da sua estrutura íntima; amplie a percepção de si mesmo a partir do paradigma consciencial. Local: Rua Padre Marinho, 455/7; andar, Bairro Santa Efigênia. Informações: (31) 3222-0056 ou www.iipc.org.br.

Reiki ;No dia 12, a partir das 19h30, o Espaço Holístico promove palestra gratuita com o tema reiki, com abordagem na diferença entre a prática no Ocidente, o reiki tradicional japonês gendai e os sistemas do Instituto de Kyoto, no Japão. Abordará ainda benefícios comprovados, explicação científica, experiências. Ao longo do mês, a entidade promove cursos e workshops com os temas magnified healing, master reiki em diversos níveis, e a associação entre as práticas e terapias diversas, como cromoterapia, cristais, aromas, etc. O facilitador é Bern Hard Roessmann. Local: Rua dos Timbiras, 2.250/ 201, Lourdes. Informações: (31) 3213-8843, 9611-8666, ou angela@terra.com.br e www.agendaholistica.com.br.

Workshop ;No dia 14, das 18h às 22h, e no dia 15, das 9h às 18h30, o terapeuta e coach Ghoeber Morales promove o workshop ;Você no comando;. O programa prevê série de atividades voltadas para aumentar o autoconhecimento do indivíduo, entender seus pontos fortes e fracos, valores, missão e propósito de vida, mapear objetivos a serem alcançados, além de outros. Informações no site www.ghoebermorales.com.br/workshop.

Shiatsu - e quarta a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 14h às 18h, o professor Francisco Garcia Gonzalez ministra mais um curso de shiatsu, massagem terapêutica de
dígitopressão nos meridianos e pontos da acupuntura. Com 32 horas/aula, o curso também será ministrado nos fins de semana dos dias 8 e 9, 22 e 23. Informações: (31) 3296-3705 e francisco.yoga@
gmail.com.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação