Espaço do Leitor

postado em 20/02/2014 00:00
DESCASO
Cidadão protesta contra abandono de praça


Gege Angelino
Belo Horizonte

;A praça existente na esquina das ruas Bernardo Mascarenhas e Carvalho de Almeida, no Bairro Cidade Jardim, deveria ser um pequeno paraíso em meio ao tumulto da nossa metrópole. Porém, atualmente, passou a ser um verdadeiro perigo para os moradores e transeuntes. Mendigos tomaram conta desse lugar, quando, na verdade, precisam de apoio institucional para terem o mínimo de dignidade em casas especializadas. Lixo, excrementos, brigas e falação insuportável: eis o quadro que tanto nos assusta. É comum presenciarmos água sendo jorrada criminosamente dia e noite e dá para imaginar que esse recurso faltará daqui a alguns anos. A única e imediata solução encontrada pelos moradores locais foi a concretagem da caixa de registro, pois, assim, acaba a festa. A população sempre tem que pagar um preço demais para ter seus direitos garantidos. Uma das soluções possíveis é a adoção do espaço por alguma empresa que ocupa hoje casarões do bairro, outrora residencial. Afinal de contas, estão chegando agora a um ambiente novo e deverão sim colaborar de forma direta. A PBH deve verificar isso, e rápido, pois tem esse poder.;

TRÂNSITO
Moradora se queixa de atrasos do Move

Carla da Conceição Silva
Belo Horizonte

;Desde o ano passado venho criticando a falta de trabalhadores nas obras do Move, pois, em pleno horário de verão e com ausência de chuvas, não víamos trabalhadores nos canteiros após as 17h. Enquanto isso, em outras capitais, havia trabalho noturno nos projetos urbanos ligados à Copa do Mundo. O atraso era previsível para qualquer cidadão que passasse pelo trecho em obras e a impressão atual é que, até julho, não teremos os ônibus circulando completamente, pois, novamente, vemos poucos trabalhadores após o referido horário. Durante a noite, as estações da Avenida Antônio Carlos estão sendo utilizadas pelos usuários de drogas sem o menor constrangimento. Se não houver um andamento mais rápido das obras e fiscalização, talvez esses terminais estejam depredados antes mesmo de sua inauguração. Fico a me perguntar o motivo de toda obra no setor público ser mais lenta que no setor privado. Por qual motivo nossos administradores são tão apáticos e lentos na execução de obras tão importantes para o povo? Falta experiência ou boa vontade? Parece brincadeira, pois estamos numa das maiores cidades do Brasil e o ritmo dos trabalhos deixa muito a desejar.;

VIOLÊNCIA
Estudante reclama de segurança pública


Felipe Carvalho
Belo Horizonte

;A segurança pública no país nunca foi tão rejeitada como está sendo agora. O Brasil tem vivido um caos nessa área e um verdadeiro sucateamento do serviço prestado pela força policial à sociedade. A população está revoltada porque tem sido refém dos bandidos, que são protegidos pelo governo e por um Código Penal obsoleto e sem ação. Os jovens marginais, no estopim de sua cólera, matam, furtam, estupram e depois são amparados pelo famigerado Estatuto da Criança e do Adolescente e seu modelo de ressocialização. O método socioeducativo de nada adianta, uma vez que os delinquentes sabem que logo mais deixarão a prisão para cometer outros crimes. O povo não tem meios necessários para se defender e não pode contar com a polícia, que, deixada de lado pelo Estado, não tem condições reais de combater o crime urbano. É errado fazer justiça com as próprias mãos. Porém, também é errado o governo deixar de prestar um serviço ao cidadão. É preciso melhorar o poder militar e de fato combater os crimes, que se tornaram tão corriqueiros em nossos dias.;


ACIDENTE ENTRE ÔNIBUS E VAN DEIXA PELO MENOS DOIS MORTOS NO NORTE DE MINAS
"É preciso ver se o condutor do transporte escolar tem o curso exigido por lei. A perícia também deve analisar os culpados. Mas de uma coisa nós temos certeza: as rodovias brasileiras matam mais do que qualquer guerra existente no planeta. Cerca de 50 mil pessoas morrem por acidentes no Brasil a cada ano."
Nunes

"O que mais falta é educação para nós, motoristas, que somos culpados por nossa imprudência em 90% dos acidentes. Se tivéssemos respeito ao próximo, consciência das normas de trânsito e cuidados com o veículo, não leríamos essas terríveis notícias nem precisaríamos de polícia para corrigir os motoristas imprudentes."
Vicente Júnior

MORADORA TENTA SALVAR A VIDA DE CAVALO DOENTE E ABANDONADO NO BAIRRO SÃO LUCAS
"Infelizmente moramos em um país onde as leis não são funcionam. Vivo um caso semelhante há duas semanas. Um cavalo, vítima de maus-tratos, tomou uma facada no peito e nenhum órgão protetor dos animais apareceu. Cuido do animal até hoje e, graças a Deus, e à ajuda de amigos, ele tem vivido bem."
Marco Aurélio Brito

"Será que ninguém dos órgãos públicos vai tomar uma providência? Coitado do animal, espero que o salvem. Se fosse uma pessoa infartada, já teria morrido. Este é o país em que vivemos, estamos completamente abandonados pelos órgãos públicos."
Maria Crhistina

ANÚNCIO DE CONSTRUÇÃO DE PRESÍDIO REVOLTA POPULAÇÃO E EMPRESÁRIOS DE ESMERALDAS

"É o caso de se perguntar à população de Esmeraldas se ela prefere bandidos presos ou bandidos soltos. A sociedade é complexa o suficiente para precisar tanto de escolas quanto de presídios."
Alexandre Batista Almeida

"Não precisamos de presídios, precisamos de crianças sendo colocadas nas escolas a partir dos 4 anos de idade."
Thiago Augusto


PROBLEMAS EM MÁQUINAS DE LIMPEZA ATRASAM A DESPOLUIÇÃO DA LAGOA DA PAMPULHA
"Não adianta despoluir a lagoa, se os hábitos da população permanecerem os mesmos e a canalização continuar ineficiente."
Luan Romannoff

"Ficar despoluindo e não fazer nada eficiente para evitar uma nova poluição não adianta nada. Infelizmente quase tudo tem funcionado desse jeito."
Lucas Coelho

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação