Logística e marketing na pauta

postado em 20/02/2014 00:00
 (foto: VANDERLEI ALMEIDA/AFP
)
(foto: VANDERLEI ALMEIDA/AFP )

A Austrália será a primeira das 32 seleções da Copa;2014 a desembarcar no Brasil, em 28 de maio, 15 dias antes do jogo inaugural ; Brasil x Croácia, dia 12 de junho, no Itaquerão. O anúncio foi feito ontem pelo Comitê Organizador Local (COL), que abriu o seminário de seleções discutindo aspectos de logística do maior torneio do futebol mundial. O evento, que também trata de marketing, transporte e demais aspectos operacionais, vai até amanhã no Resort Costão do Santinho, em Florianópolis.

Um desfalque de última hora fez com que nove, e não oito treinadores, faltassem ao seminário da Fifa. José Pekerman, técnico da Colômbia, desistiu da viagem sem que o motivo fosse informado. Também ficaram de fora os comandantes das campeãs mundiais Argentina, Alemanha e Itália; além de Bélgica, Chile, Coreia do Sul, Japão e Argélia.

A segurança do seminário foi rigorosa a ponto de barrar até mesmo o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, flagrado sem o crachá de identificação durante sua chegada. A situação não chegou a gerar constrangimentos ; foi rapidamente resolvida assim que o funcionário foi informado de que se tratava de um dirigente da entidade.

As seleções foram informadas de que precisam estar um dia antes em cada sede onde irão jogar para entrevistas coletivas. O COL oferece a opção, contudo, da chegada dois dias antes, com disponibilidade do campo oficial de treinamento (CT). O comitê e a Fifa demonstraram preocupação com protestos que bloqueiem o deslocamento dentro das cidades. ;São longos deslocamentos, o Brasil é um país continental. Então tem essa disponibilidade das seleções, que montam seus roteiros;, explicou o gerente de Comunicações e Serviços às Equipes do COL, Frederico Nantes. Ele descartou a existência de pedidos estranhos entre as delegações. ;Algumas trazem a comida, mas isso é normal, o Brasil faz isso quando a Copa é em outro país. Teve uma seleção que pediu para trazer suas camas;, disse o gerente, sem revelar o país.

Ficou definido que até 13 de maio todas as seleções devem enviar uma lista preliminar de 30 jogadores que se tornará definitiva em 2 de junho. Na data final de inscrição, a lista deverá conter 23 atletas. A Seleção Brasileira fará a convocação em 7 de maio, com 23 nomes, segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mesmo assim, 30 jogadores serão enviados à Fifa. Em caso de lesão durante o período, o técnico Luiz Felipe Scolari ; que só chegou ao local do seminário por volta das 12h30 ; poderá convocar um atleta que não esteja entre os 30 até o dia 2 de junho.

Todas as seleções devem chegar ao país sede ao menos cinco dias antes da estreia. Os técnicos de México e Costa Rica visitarão hoje os dois CTs que as seleções escolheram como locais de concentração, ambos na região de Santos (Litoral paulista). Miguel Herrera, da delegação mexicana, conhecerá o centro de treinamento Rei Pelé. O técnico do Brasil, Luis Felipe Scolari, divulgará três ou quatro nomes que completam a relação dos chamados para o amistoso contra a África do Sul, em 5 de março, último antes da convocação para a Copa.


PEDIDO DE DESCULPAS
Um jornal de Florianópolis publicou um pedido de desculpas depois de gerar polêmica nas redes sociais. A razão foi um anúncio de uma casa de striptease veiculado em três idiomas que coincide com o seminário da Fifa na cidade. Usuários de redes sociais se incomodaram com a ideia da propaganda reforçar o turismo sexual.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação