Outro dia dos visitantes

Fora de seus domínios, Bayern de Munique e Atlético de Madrid vencem Arsenal e Milan, respectivamente, e agora decidem a vaga em casa

postado em 20/02/2014 00:00
 (foto: Eddie Keogh/REUTERS)
(foto: Eddie Keogh/REUTERS)

Assim como no início das oitavas de final, terça-feira, ontem os visitantes mais uma vez fizeram a festa nos jogos da Liga dos Campeões da Europa. Jogando fora de casa, na Inglaterra, uma equipe que prima pela posse de bola aproveitou a expulsão de um atleta adversário e bateu os donos da casa por 2 a 0. O cenário que se aplica à vitória do Barcelona sobre o Manchester City, terça-feira, se repetiu. O Bayern de Munique venceu o Arsenal, em Londres, pela partida de ida. Em Milão, o Atlético de Madrid confirmou o favoritismo contra o Milan com um triunfo pelo placar mínimo. Nas quatro primeiras partidas entre as 16 equipes que seguem na luta pelo maior título do continente, os visitantes fizeram a festa: quatro vitórias e nenhum gol marcado por quem esteve diante de sua torcida.

O jogo disputado no Emirates Stadium começou bem disputado, com as duas equipes buscando o gol. O Arsenal teve a grande chance de abrir o placar aos 7min, em cobrança de pênalti, mas Ozil bateu fraco e o goleiro Neuer defendeu com facilidade. Aos 38min, outra penalidade máxima foi marcada, mas para o Bayern. O goleiro Szczesny derrubou Robben na área e foi expulso. Na cobrança, Alaba parou na trave. Com a superiodade numérica, o time alemão passou a mandar na partida na segunda etapa. Kroos, aos 9min e Muller, aos 41min, deram a vitória ao time alemão.

No Estádio San Siro, o Atlético de Madrid entrou em campo disposto a se impor, dominando a posse de bola e sufocando o Milan no campo de defesa, mas os anfitriões não demoraram a equilibrar as ações e criar boas chances de abrir o marcador. Aos 14min, Kaká fez ótima troca de passes com De Sciglio e Taarabt e acertou um belo chute da entrada da área que foi parar no travessão do goleiro Courtois. Três minutos depois, Taarabt cruzou e Poli apareceu sozinho no meio da área para cabecear na trave do Atlético. Mas o duelo só foi decidido aos 38min do segundo tempo. Aproveitando sobra na cobrança de escanteio, Diego Costa testou para o gol de Abbiati e definiu o placar.

DENÚNCIA O Ministério Público da Espanha solicitou ontem que o Barcelona seja indiciado por crimes fiscais entre 2011 e 2013, em razão dos contratos que envolvem a transferência de Neymar do Santos para o Barça. A denúncia alega que o clube catalão teria deixado de pagar mais de 9 milhões de euros em impostos ao não declarar todos os contratos com o atacante aos fiscais de renda da Espanha. No total, contratos que chegariam a 37,9 milhões de euros não teriam sido apresentados às autoridades espanholas, o que implicaria em uma suposta evasão fiscal. Para a promotoria, existe uma série de ;contratos simulados; e uma ;engenharia financeira; para burlar a Receita.

Se a Justiça acatar a denúncia e indiciar o Barcelona, o clube deverá ser obrigado a regularizar sua situação, pagando os impostos. A decisão está nas mãos do juiz Pablo Ruz. O caso também pode afetar Neymar. Os fiscais querem que o juiz determine se o atleta também deveria ser cobrado pelo pagamento de impostos desde 2013, mesmo não sendo residente na Espanha. O pedido é para que se avalie se ele fraudou o fisco espanhol. Se seu contrato e pagamento já existiam antes de sua transferência em maio do ano passado, ele teria de ter contribuído também na Espanha.


NA LIGA EUROPA...

Os confrontos eliminatórios da Liga Europa começam a ser disputados hoje, com 32 equipes lutando por 16 vagas nas oitavas de final. Destaque para a Juventus, líder isolada do Campeonato Italiano, que recebe o Trabzonspor, da Turquia, às 15h (de Brasília). Outros jogos: Anzhi-RUS x Genk-BEL, Dínamo de Kiev-UCR x Valencia, PAOK-GRE x Benfica, Liberec-TCH x AZ-HOL, Esbjerg-DIN x Fiorentina-ITA, Chornomorets-UCR x Lyon, Dnipro-UCR x Tottenham, Betis-ESP x Rubin kazan-RUS, Swansea x Napoli, Lazio x Ludogorets-BUL, Maribor-ESL x Sevilla, Viktoria Pilzen-TCH x Shakhtar Donetsk-UCR, Ajax x Salzburg-AUT, Maccabbi Tel-Aviv-ISR x Basel-SUI, Porto x Eintracht Frankfurt.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação