Coluna do Boris

Boris Feldman
postado em 19/02/2014 00:00
 (foto: Marco Antônio Teixeira/Nissan/Divulgação)
(foto: Marco Antônio Teixeira/Nissan/Divulgação)
APRESENTAÇÃO
NV200 ELÉTRICO PASSEIA NO BRASIL
A estreia está marcada para o Salão de Genebra, em março, mas a Nissan já mostrou aos jornalistas brasileiros em primeira mão a versão elétrica do modelo NV200 ; aquele multiuso que já é vendido em 40 países e que foi escolhido para ser o táxi padrão da cidade de Nova York. O modelo passa por testes no Brasil dentro de um programa mundial de avaliação da marca japonesa, que inclui Japão, Inglaterra e Cingapura, e por meio de uma parceria com a empresa de transporte expresso FedEx Express. Batizado de e-NV200, o multiuso é o segundo modelo elétrico da Nissan e utiliza a mesma plataforma do Nissan Leaf: motor elétrico que desenvolve 109cv de potência e 28,5kgfm de torque e é alimentado por bateria de íon de lítio.

A autonomia varia de 150 a 170 quilômetros e, em estações de recarga, 80% da capacidade total das baterias pode ser recarregada em cerca de 30 minutos. Ele mede 4,40m de comprimento, 1,69m de largura e 1,85m de altura e terá versões de carga (com uma ou duas fileiras de banco) e de passageiros (com cinco lugares). Com duas pessoas, ele tem capacidade de carga de 4,2m;. Ele começa a ser produzido este ano na Espanha e sua chegada ao Brasil depende do governo brasileiro, que, por enquanto, não desenvolveu nenhum programa de incentivo e parece ignorar os veículos elétricos, que já são realidade em vários países desenvolvidos.

GM NOS TRÊS
Enquanto a General Motors do Brasil não dá sinais de que pretende entrar na onda dos motores de três cilindros, a Opel, subsidiária da marca na Europa, vai apresentar em março, no Salão do Automóvel de Genebra, o modelo Adam equipado com um propulsor com essa configuração. Trata-se de um 1.0 de três cilindros, com injeção direta de combustível, duas opções de potência ; 90cv (aspirado) e 115cv (turbo) ; e torque único de 16,9kgfm. Com bloco de alumínio e capa de isolamento acústico, o novo propulsor garante ao modelo um consumo combinado de 23,2km/l. Resta saber se ele será produzido por aqui.

NO PAÍS DO FUTEBOL
A Copa vem aí e a Hyundai Motor do Brasil não quer perder o mote. A marca coreana acaba de lançar a série especial HB20 Edição Copa do Mundo Fifa. Os modelos HB20 e HB20S ganham central multimídia com TV digital, bancos em couro perfurado, nova grade frontal, emblemas nos para-lamas e rodas diamantadas de 15 polegadas, além da opção de cor azul Sky, especial para a série. A versão chega às concessionárias na segunda quinzena de março, com preços de R$ 41.465 a R$ 53.110.

RECALL NO HÍBRIDO
A Toyota está convocando os proprietários das 397 unidades do Prius vendidas no Brasil, fabricadas entre 16 de julho de 2012 e 14 de junho de 2013, para comparecerem às concessionárias da marca para reparar o problema de superaquecimento do módulo inversor do sistema híbrido, que pode afetar drasticamente o desempenho do motor. De acordo com o fabricante, o problema pode causar acidentes graves. O recall implica a reprogramação do módulo, que pode ser agendada na montadora: 08007030206 ou no site www.toyota.com.br.

O SEDÃ CHEGOU
A concessionária Audi Center BH faz amanhã o lançamento do A3 Sedan, modelo que já está sendo comercializado no Brasil e que chega com a pompa de ser o sedã mais esportivo do segmento. Clientes e apreciadores da marca poderão conferir os detalhes do carro na Avenida Raja Gabaglia, 4.181, no Bairro Santa Lúcia.

NOTA MÁXIMA
O sistema de controle de estabilidade AdvanceTrac e os airbags laterais foram determinantes para que a terceira geração do Ford Focus, que é vendida no Brasil, ganhasse cinco estrelas nos testes de segurança da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), entidade que administra questões relativas ao trânsito nos Estados Unidos. A pontuação máxima vale para todas as variantes do modelo: hatch, sedã e elétrico.

SUJAS DE GRAXA
O mês das mulheres está chegando e a Volkswagen quer prestar uma homenagem especial a elas, oferecendo um curso gratuito de mecânica. Denominado Mecânica interativa para mulheres, o curso será ministrado em 15 de março, a partir das 10h, em 109 concessionárias em todo o país. Serão mais de 3 mil vagas e as inscrições poderão ser feitas até 5 de março no site www.vw.com.br/mim.

MIATA 25 ANOS
Lançado em 1989 durante o Salão de Chicago, o Mazda Miata está celebrando 25 anos de existência. Sucesso de vendas ; foram 920 mil unidades em todo o mundo no ano passado ;, o roadster figura no Guinness Book (o livro dos recordes) como o conversível de dois lugares mais vendido na história do automóvel. Quando foi lançado, ele tinha motor 1.6 16V de 116cv, tração traseira, faróis escamoteáveis, capota de tecido e alto-falantes embutidos nos apoios de cabeça. Na geração atual, cujo estilo mudou pouco, ele é equipado com motor 2.0 de 170cv.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação