Alta capacidade de análise

postado em 03/03/2014 00:00
Coordenador do Observatório da Web, projeto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o professor de ciência da computação Wagner Meira Júnior destaca que não é fácil lidar de forma eficiente com a linguagem, o dinamismo e o volume de dados na internet. Em cinco anos, a equipe mineira já desenvolveu pelo menos quatro soluções para lidar com os desafios da análise de sentimento. Uma delas resultou na criação do Observatório da Dengue, sistema que prevê, a partir de comentários publicados no Twitter, em quais cidades está ocorrendo surto da doença. A ferramenta é usada há dois anos pelo Ministério da Saúde para vigilância epidemiológica. A taxa de acerto chega a 97%.

Aproveitando a capacidade de coletar, analisar e apresentar dados da internet, o Observatório da Web se prepara para tornar as informações mais acessíveis para quem quiser ter autonomia para fazer sua própria análise. ;A tendência não é apenas observar, mas ter a capacidade de propor e realizar as análises. Já existe o protótipo de um sistema capaz de especificar itens que serão analisados. A ideia é que o usuário não precise da ajuda de especialista;, esclarece o professor da UFMG, que também é coordenador de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (InWeb). Meira entende que a internet é um reflexo claro e acessível da sociedade, pois registra com fidelidade o que se passa na cabeça dos internautas. A capacidade de análise, porém, ainda é muito pequena considerando o acúmulo de dados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação