Atrativos sinalizados

postado em 20/03/2014 00:00
 (foto: Belotur/Divulgação)
(foto: Belotur/Divulgação)

Uma interessante aplicação da tecnologia QR Code pode ser vista e melhor entendida num dos mais belos e conhecidos cartões postais de Belo Horizonte: o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que completou 70 anos em 2013. Projetado por Oscar Niemeyer, o complexo ganhou recentemente uma nova sinalização turística interpretativa. São 68 placas que permitem aos turistas e moradores autoguiar-se e obter informações sobre os atrativos e pontos de interesse locais.

A sinalização nos atrativos da tradicional região belo-horizontina apresenta várias placas equipadas com QR Code, que fornecem informações gerais sobre o lugar ou monumento, sobre as paisagens e características arquitetônicas locais, além de oferecer informações de contexto regional e histórico. Pelo smartphone, ao focar a câmera dele no gráfico QR Code, o visitante tem ainda acesso a conteúdos multimídia disponibilizados para o serviço, criando uma nova e eficiente forma de interação entre o usuário e a atração. É possível, em alguns casos, obter ainda dados sobre possibilidades de visitação, sugestão de roteiros e até informação sobre distâncias.

Em Belo Horizonte, além dos conhecidíssimos locais de visitação, como o Museu de Arte, a Casa do Baile e a Igreja São Francisco de Assis, a sinalização turística contempla mirantes, edifícios públicos, estádios e ginásios esportivos, obras de arte e praças. Utilizando recursos de R$ 550 mil, o sistema foi implantado graças à parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Empresa Municial de Turismo (Belotur) e do Comitê Municipal da Copa e o Governo de Minas, via Secretaria de Estado Extraordinária para a Copa. Elas são parte do programa de preparação da capital para o grande evento, que prevê ainda a instalação de mais 104 placas nas principais avenidas. De acordo com a Belotur, Afonso Pena, Otacílio Negrão de Lima, Antônio Carlos e Pedro I são os locais que recebem, até maio, o restante das placas, várias com códigos da tecnologia QR Code.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação