As milhas acumuladas de Dilma

As milhas acumuladas de Dilma

Desde a sexta-feira, a presidente intensificou as viagens para inaugurar obras e participar de eventos pelo país

ROSANA HESSEL GRASIELLE CASTRO
postado em 20/03/2014 00:00
 (foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
(foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Nos últimos sete dias, Dilma Rousseff pôs o pé na estrada para uma série de inaugurações. A presidente visitou estados de norte a sul do país e aproveitou a maratona aérea para se aproximar do eleitorado. Ontem, por exemplo, quando é celebrado o dia de São José, ela esteve no Ceará e pediu ajuda ao santo padroeiro do estado, na esperança de que a intervenção divina leve chuva às regiões Sudeste e Centro-Oeste. Contabilizando a agenda de hoje, com viagem prevista para o Pará e o Maranhão, serão praticamente 15 mil quilômetros percorridos desde a sexta-feira da semana passada.

Em entrevista a rádios de Fortaleza, Dilma fez um afago à população nordestina: ;Hoje (ontem), eu pedi um auxílio para São José, para que ele abra um pouquinho das águas sobre o resto do Brasil, porque nós temos uma situação de seca no Sudeste e no Centro-Oeste;. Reza a tradição que, se há chuva no dia de São José, também padroeiro dos trabalhadores, haverá água o ano inteiro para as lavouras.

Aparentemente, o pedido presidencial foi atendido, e Dilma comemorou o fenômeno mais tarde, já em Sobral (CE), onde lembrou que a chuva foi um sinal de São José. ;Aqui, quando chove, vocês falam ;tempo bonito;. Então, eu me despeço desejando um tempo bonito para todos.;

No evento, estavam presentes o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), que indicará candidato próprio à sucessão no estado, e o senador Eunício Oliveira, do PMDB, que não abre mão de brigar pelo Executivo local. O estado nordestino é um dos imbróglios na aliança PT-PMDB. Na viagem, a presidente elogiou o programa de alfabetização do estado, exaltando Cid. Em Fortaleza, Dilma entregou máquinas agrícolas para 141 municípios e inaugurou o Trecho V do Eixão das Águas. Em Sobral, participou de uma cerimônia do Programa Água para Todos.

Os compromissos na agenda de Dilma nos últimos dias incluem a entrega de casas populares e sobrevoo em áreas atingidas pelas enchentes do Rio Madeira. Os roteiros fazem com que a presidente viaje pelo menos 2 mil quilômetros por dia.

Campanha
O périplo da presidente pelo país é considerado pela oposição um adiantamento do período eleitoral. Para o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP), Dilma tem se aproveitado da posição para fazer campanha fora de hora. ;Além de desperdiçar dinheiro, está governando de olho nas eleições. Tudo o que ela faz tem essa finalidade, inclusive essa última reforma ministerial. As viagens e a reforma estão com foco nas alianças regionais. Isso traz um enorme prejuízo para o Brasil e para a qualidade do governo dela;, criticou.

Questionada sobre as viagens de Dilma, a Secretaria de Imprensa da Presidência respondeu que a presidente está apenas ;anunciando obras e projetos de sua administração;.


Voo presidencial
Confira as distâncias percorridas por Dilma na última semana, considerando a partida de Brasília e o retorno à capital federal

Dia Destino Percurso* (em km)

Sexta-feira Araguaina (TO) 2.196
Sábado Porto Velho 3.800
Segunda Foz do Iguaçu (PR) 3.130
Ontem Fortaleza (CE), Sobral (CE) e Belém (PA) 3.125
Hoje** Marabá (PA) e Imperatriz (MA) 2.091

Total 14.342

* Distâncias calculadas no Google Maps
** Considerando a agenda oficial prevista para esta quinta-feira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação