Imprevistos ignorados

Imprevistos ignorados

postado em 04/05/2014 00:00
 (foto: Breno Fortes/CB/D.A Press)
(foto: Breno Fortes/CB/D.A Press)


Sobre os argumentos de quem desrespeita os limites, Mônica Velloso faz uma ressalva. ;Quando a pessoa faz a escolha de dirigir acima da velocidade, ela está olhando para o próprio umbigo e se esquece dos imprevistos: um pedestre atravessando a via, um animal que entra na frente do carro;, cita. Segundo a pesquisadora, ao fixar o limite de uma pista, o gestor de trânsito escolhe uma velocidade mais conservadora porque já conta com o desrespeito do condutor e leva em consideração todos os fatores externos e climáticos. ;O aumento de 5km/h aumenta incrivelmente a chance de um acidente fatal. Por todas essas questões, há uma baixa conformidade entre o que o motorista quer o que o órgão quer que ele faça. Aí o gestor lança mão da fiscalização e da educação;, explica.

No entanto, para ela, é preciso melhorar as campanhas, e elas devem ser permanentes. ;Quantas peças a gente vê na época do carnaval alertando ;se beber, não dirija;? Isso não adianta de nada. É preciso conhecer o que leva o motorista a respeitar ou desrespeitar uma norma e trabalhar em cima disso. É preciso focar no reforço positivo. Transformar o respeito em motivo de orgulho, assim como fizemos com a faixa de pedestres;, sugere Mônica.

Mas a mudança de comportamento é um processo demorado. Segundo a pesquisadora, ela vai ocorrer quando o governo aplicar a lei de forma contínua e perseverante ; multando e punindo os infratores ; e promover campanhas educativas permanentes. ;É preciso trabalhar dentro das escolas, com as crianças, promovendo gincanas. Com esse conjunto de medidas, vamos conseguir alcançar o nível de conscientização parecido com o da faixa de pedestres e do uso do cinto de segurança. É preciso vencer o infrator pelo cansaço;, acredita. (AB)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação