Entre a imagem e a escrita

Entre a imagem e a escrita

postado em 04/05/2014 00:00

Márcia Peltier desenvolveu uma carreira dividida entre a televisão, a imprensa escrita e a poesia. Ela começou no programa Sem Censura, da TV Educativa. Carioca, estudou nos Estados Unidos e na Inglaterra. Atuou na função de âncora de uma série de telejornais: o Jornal Hoje, na Rede Globo, o Canal Livre, na Bandeirantes e o Informe Rio, da Record. É uma jornalista versátil, mediou debates presidenciais e fez as coberturas das Olímpiadas de Atlanta (1996), Sidney (2000) e da Copa do Mundo de 1998.

A partir da virada dos anos 2000, ela criou uma produtora independente e apresentou os programas Márcia Peltier Pesquisa (Manchete e Band), Livre Acesso (Band e TNT Revista). Sem ser feminista militante, ela se preocupa com as questões e singularidades da mulher. Comandou o programa De Salto Alto, no canal da TV On-Line WTN. Na Rede TV, apresentou o Clube das Mulheres. Ela foi colunista do Jornal do Brasil e, no momento, assina coluna no Jornal do Commercio e na revista Noivas. Na tevê, desde 2009, apresenta Márcia Peltier Etnrevista, na Rede CNT. Mantém um site com notícias em tempo real.

Márcia é uma leitora apaixonada e, como quase sempre ocorre, a paixão pelos livros a levou ao desejo da escrita. Ela publicou vários livros, entre outros: Poética(mente): Vida e sobrevida de um poeta (Nova Fronteira, 1986), As garras do mel (Rocco, 1989), Uma aventura ecológica (Nova Fronteira, 1990), Os povos da floresta (Nova Fronteira, 1991), O menino que virou bicho do mato (Vozes, 1991)e O que pensam as mulheres: Do espelho, do amor e dos dilemas do mundo moderno (Relume Dumará/Ediouro, 2005).

Em 2009, ela fundou a organização não governamental Entre Amigas, que oferece uma série de cursos profissionalizantes para mulheres maiores de 18 anos. Além disso, a ONG presta atendimento psicológico e jurídico. E, na condição de leitora apaixonada pelos livros, ela organizou uma biblioteca com um acervo títulos de obras literárias, escolhidas cuidadosamente, voltadas especialmente para o universo feminino.Livro / A jornalista Marcia Peltier publica coletânea de textos em que lança um olhar próprio sobre amor, perdas e desafios da vida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação