Para turista ver e gostar

Para turista ver e gostar

Dos pontos tradicionais, como a CN Tower, aos locais recém-inaugurados, caso do Ripley%u2019s Aquarium, Toronto é cheia de opções para viajantes. Muitas podem ser um roteiro lugar-comum, mas vale a pena conhecê-las

» Laísa Queiroz
postado em 07/05/2014 00:00
 (foto: Fotos: Laísa Queiroz/CB/D.A Press)
(foto: Fotos: Laísa Queiroz/CB/D.A Press)
Para quem está acostumado a viajar, a dica não é novidade, mas vale ressaltar: em geral, os lugares mais interessantes e bons para passar o tempo são aqueles que não constam entre os principais cartões-postais da cidade. Isso porque os pontos turísticos clássicos costumam estar sempre cheios e não trazem muita surpresa, já que as fotos circulam pela internet e todo mundo já sabe o que vai encontrar. De qualquer maneira, muitos merecem ser vistos. Assim como o Cristo Redentor é passeio obrigatório no Rio de Janeiro ao menos uma vez na vida, a CN Tower, o Distillery Distric e o St. Lawrence Market são os locais mais recomendados para o turista que vai a Toronto. E novas atrações, como o Ripley;s Aquarium, começam a entrar na lista. Confira o que fazer em cada um desses locais e saiba por que valem a visita.

A jornalista viajou a convite do Turismo de Toronto


Ripley;s Aquarium
www.ripleysaquariumofcanada.com
288 Bremner Blvd
O aquário é a mais nova e aguardada atração de Toronto. Dividido em nove galerias, o local abriga uma infinidade de peixes, arraias, tartarugas, cavalos-marinhos, corais, águas-vivas e as (literalmente) grandes estrelas: os tubarões. É possível engatinhar por túneis que passam por alguns dos tanques, o que é divertido tanto para crianças quanto para adultos, já que dá para ficar bem próximo dos bichos. Em um deles, dá para ir andando e a visão é de tirar o fôlego, além da sensação de estar no fundo do oceano.


Toronto Zoo
www.torontozoo.com
2000 Meadowvale Rd
Para quem gosta de zoológicos ou tem filhos pequenos, o de Toronto é uma boa opção. Desde o ano passado, a principal atração é o panda gigante ; que, vale dizer, é menor que o urso polar, também em exposição. O espaço abriga animais de climas mais quentes, como os gorilas, e também espécies nativas. Como o local é grande, o passeio pode ser feito em carros abertos com biólogos. A única desvantagem é a distância da cidade, pois leva cerca de 40 minutos para chegar lá.


Distillery Distric
www.thedistillerydistrict.com
East Downtown, entrada pela Mill Street
Em 1837, foi inaugurada a The Gooderham and Worts Distillery, uma grande destilaria que fabricava uísque. Trata-se de uma empresa que teve grande influência na economia na história de Toronto e funcionou por 153 anos. A fábrica não existe mais, mas os prédios industriais vitorianos continuam de pé e bem conservados e são constantemente utilizados como cenários de filmes. No interior deles, funcionam ótimos restaurantes, pubs e galerias. Aos que se interessarem por detalhes, vale a pena contratar o historiador local Bruce Bell (www.brucebelltours.ca) para fazer o tour.


CN Tower
www.cntower.ca
301 Front St W
Com 346 metros (no mirante mais alto), a moderna torre tem a melhor vista da cidade e da redondeza, como o Lago Ontario e a pequena ilha (que pode ser visitada de barco), com alcance de 160km. Em um dos andares, os visitantes que não tiverem vertigem podem andar por um pequeno piso de vidro; ou então almoçar no restaurante 360;, que gira lentamente, e proporciona a visão de todos os ângulos. Para os fãs de adrenalina, há a opção do edgewalk, que consiste em caminhar pelo lado externo do edifício, pendurado por uma corda.


St. Lawrence Market
www.stlawrencemarket.com
92 Front Street East
Criado em 1803, o famoso mercado é um dos recintos muito procurados por moradores e turistas até hoje. Lá, você encontra diversos ingredientes, como queijos, embutidos, bagels e as butter tarts, que fazem bastante sucesso. Os amantes de bacon devem provar o tradicional sanduíche do Peamel Bacon, lembrando que a textura do embutido canadense é diferente, mais macia que a do americano. Não deixe de experimentar as deliciosas mostardas artesanais Kozlik;s, de vários sabores e aromas, como a de lima com mel.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação