Vibrante e colorida

Vibrante e colorida

Paredes grafitadas, brechós, cafés, pubs, restaurantes, frutarias e uma aura hippie: conheça o Kensington Market, área alegre e multicultural no coração de Downtown. Aproveite para dar uma volta na pitoresca e interessante Chinatown

postado em 07/05/2014 00:00
 (foto: Fotos: Laísa Queiroz/CB/D.A Press)
(foto: Fotos: Laísa Queiroz/CB/D.A Press)

É praticamente impossível não se apaixonar por esse pedaço tão diverso e agradável de Toronto, que é a vizinhança do Kensington Market. Uma das regiões mais antigas da cidade, cuja fundação data de 1815, hoje carrega influências de diversas partes do mundo. Lá, pode-se encontrar de tudo um pouco no mercado aberto: queijos, castanhas, legumes, verduras, carnes, pães e flores são alguns exemplos. Muitos locais parecem não ter aderido ao século 21 e conservam aspectos da década de 1970. Não se espante se estiver passando pela frutaria de uma senhora de idade e perceber músicas psicodélicas saindo de dentro do estabelecimento.

Nas ruas, como a Augusta Avenue (que, curiosamente, lembra a Rua Augusta de São Paulo), paredes e muros muito coloridos, como o da Wanda;s Pie in the Sky (loja de tortas e bolos que faz referência à música dos Beatles) dão um ar amigável ao local. Nas calçadas, artistas e músicos deixam o espaço mais alegre e festivo. Aos domingos, especialmente em dias ensolarados, muitas pessoas vão até lá para fazer compras e passar o tempo. Quem vai de carro (que são poucos), dirige bem devagar e dá preferência ao pedestre, que se sente seguro para andar até no meio da rua.

É interessante reservar uma tarde para andar pelos brechós da Kensington Ave. São casinhas coloridas, uma do lado da outra, exibindo varais de roupas, normalmente muito estilosas e de qualidade, além de calçados e acessórios. Dá para encontrar peças de grife usadas, moda vintage e, também, vestimentas novinhas, de fabricação própria e preço acessível.


Há, ainda, lojas mais exóticas para os padrões brasileiros, como a Roach Rama, que vende centenas de acessórios para fumo (vale lembrar que, no Canadá, a maconha é descriminalizada), como cachimbos, e também funciona como um café. Aliás, o Kensington Market conta com diversos cafés, restaurantes e pubs encantadores, muitos deles com decoração caprichada e áreas externas que deixam os clientes bem próximos do agito da rua. São locais que podem ser visitados tanto à tarde quanto à noite.

Pedaço do Oriente
Por ser uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, Toronto abriga diversos bairros étnicos na região central. O mais conhecido deles é Chinatown, que fica encostado ao Kensington Market e não tem como errar: lá, as placas, anúncios e até cardápios vêm nas línguas de origem. Na parte residencial, misturam-se as famílias asiáticas às de outras origens, além de muitos universitários. No comércio, o lado oriental toma conta.

São dezenas de pequenos restaurantes que servem comida japonesa, chinesa, coreana, vietnamita e tailandesa, boa parte localizada na Spadina Avenue. De modo geral, as refeições são baratas, vêm em grande quantidade e acompanhadas de chá. Destaque para o rolinho vietnamina de legumes com tofu ao molho de amendoim.


Reserve um dia para almoçar por lá e passear pelas lojas. O local é ótimo para comprar acessórios de inverno (como luvas e gorros), malas e suvenires, mais em conta que no restante da cidade. (LQ)


Onde ficar?

Planet Traveler

theplanettraveler.com
357 College St
Para quem busca uma experiência intercultural, mas não quer abrir mão do conforto, uma ótima pedida é o Planet Traveler, hostel (ou albergue) que fica próximo ao Kensington Market. Ao contrário de outras hospedagens do gênero, ele é supermoderno: o prédio é sustentável, tem entrada com cartão magnético e é equipado com computadores da Apple para os hóspedes usarem à vontade. A diária custa a partir de 31 dólares canadenses em quarto coletivo, mas existe a opção do privado. Não deixe de visitar o terraço, pois de lá, dá para ter uma excelente vista da CN Tower.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação