Curtas

Curtas

postado em 10/05/2014 00:00
 (foto: Breno Fortes/CB/D.A Press - 4/5/14)
(foto: Breno Fortes/CB/D.A Press - 4/5/14)

CEASA
PREÇOS EM ALTA

O Índice Ceasa do DF registrou aumento no mês passado de 0,55 no acumulado da inflação, em relação a março. Os principais setores afetados foram os de verduras e legumes. As folhagens, por exemplo, tiveram o maior aumento registrado, de 19,20%. No caso dos legumes, a inflação foi puxada pelo preço alto das batatas (26%), que é o produto em maior quantidade entre as leguminosas. No entanto, no caso da alface, o brasiliense pode esperar uma queda nos preços nas próximas semanas. O que deve apertar no bolso neste mês é a cebola e o tomate, cujos preços chegaram a registrar aumento, nas últimas semanas, de 25%. ;A dona de casa que for ao mercado vai encontrar preço alto, mas a tendência é estabilizar;, afirma Fernando Nogueira, chefe de estatística da Ceasa.



LIMPEZA
PONTE JK INTERDITADA

Os motoristas devem ficar atentos amanhã à lavagem de três arcos e das muretas de proteção da Ponte JK (foto), acesso ao Lago Sul. O tráfego de veículos no local estará totalmente interrompido das 2h às 8h. Das 8h às 14h30, serão liberadas três faixas no sentido Plano Piloto. A partir das 14h30 e até as 20h, o tráfego no sentido Plano Piloto será interrompido, quando as três faixas da Ponte JK, no sentido Lago Sul, ficarão livres. O Departamento de Trânsito (Detran) efetuará o controle do trânsito durante a operação de limpeza, realizada da 1h30 às 20h. Para garantir o fluxo no sentido das vias que estarão fechadas, a faixa central da Ponte Costa e Silva estará aberta no sentido inverso ao que estiver liberado na Ponte JK.

MEDITAÇÃO
PALESTRA NO CORREIO

Especialista na técnica de meditação Shamata, o professor Wanderley Paris ensinará os assinantes do Correio Braziliense a focarem os pensamentos para evitar reflexões e atitudes negativas. De acordo com o especialista, as pessoas se condicionam a responder aos estímulos externos e, com isso, diminuem a qualidade de vida e, por isso, podem até adoecer. O método usa respiração e postura para auxiliar no controle da mente e, segundo Wanderley, liberta o praticante de influências do mundo exterior, como o estresse provocado pelo trânsito, por exemplo. A palestra ocorre hoje, às 9h, no auditório do Correio, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 2. Só participarão os assinantes do jornal que se inscreveram no evento.

CRECHES
VAGAS ABERTAS

A Secretaria de Educação abriu inscrições para 18 Centros de Educação da Primeira Infância (CEPIs) com 2.016 vagas, 112 para cada creche. São quatro unidades em Ceilândia, duas em Planaltina, sete em Samambaia, duas em Santa Maria e três no Recanto das Emas. As inscrições são para concorrer à vaga na unidade escolhida. Os pais e/ou responsáveis devem apresentar CPF, RG, comprovante de residência e de renda (informar se a família é de baixa renda), Certidão de Nascimento da criança, laudo médico, risco nutricional e medida protetiva, se houver, e informar se a mãe é trabalhadora. O resultado será divulgado na terça-feira, 13 de maio, às 9h, no local onde foi feita a inscrição, e nas Coordenações Regionais de Ensino de cada localidade.

COMISSÃO DA VERDADE DA UnB
ALUNOS EXPULSOS EM 77

A greve de estudantes instaurada em 1977 marcou o depoimento do jornalista Beto Almeida à Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade da UnB. Na audiência pública realizada ontem, o então aluno contou sobre a paralisação de 90 dias, organizada por aqueles que queriam as eleições diretas para o Diretório Universitário, antecessor do Diretório Central de Estudantes Honestino Guimarães. ;Aquele momento foi uma festa. O país estava de olho nas eleições universitárias porque começava a se gestar uma crítica severa ao regime. Nós estávamos em perfeita sintonia com a redemocratização;, lembra. A mobilização desagradou o então reitor da UnB, José Carlos de Almeida Azevedo, que expulsou, 30 alunos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação