PT e PSB ratificam hoje pré-candidatos ao GDF

PT e PSB ratificam hoje pré-candidatos ao GDF

» ALMIRO MARCOS
postado em 10/05/2014 00:00
 (foto: Dênio Simões/GDF - 6/5/14)
(foto: Dênio Simões/GDF - 6/5/14)

Duas das principais legendas que estarão na disputa pelo Palácio do Buriti nas eleições deste ano realizam encontros neste fim de semana. O PT fará a homologação da pré-candidatura à reeleição de Agnelo Queiroz e escolherá o nome da sigla para o Senado, além de apresentar os interessados em concorrer à Câmara Legislativa e à Câmara dos Deputados. O PSB, por sua vez, lançará o senador Rodrigo Rollemberg como pré-candidato ao governo e confirmará aliança com a Rede Sustentabilidade ; partido idealizado pela ex-senadora Marina Silva e que teve o registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral no ano passado ; e uma pré-aliança com o PDT. Os dois grupos também apresentarão as diretrizes de seus respectivos planos de governo.

A reunião dos petistas começou ontem à noite na sede da Legião da Boa Vontade (LBV), na Asa Sul. Um dos pontos colocados em pauta foi a estratégia a ser adotada no período eleitoral. Também foram apresentadas as diretrizes gerais do plano de governo. ;São apenas os pontos principais, os que vão nos nortear. Depois disso, vamos detalhar ponto a ponto com nossas bases e junto dos partidos que irão compor a coligação com PT e o PMDB do vice, Tadeu Filippelli;, explicou o deputado federal petista Roberto Policarpo, presidente regional da legenda.

Para hoje, está marcada a confirmação do nome de Agnelo Queiroz, que já tinha sido definida em encontro ocorrido em fevereiro deste ano. O que ainda está indefinido é o nome petista para a disputa do Senado. Os 300 delegados aptos a votar escolherão entre o deputado federal Geraldo Magela e o distrital Chico Leite. ;O vencedor será o nosso nome, mas isso não quer dizer que será o nome que vai disputar. A vaga ainda estará aberta para negociações, mas deve ser ocupada por alguém que vá somar à candidatura do governador;, afirmou Policarpo. O PT também apresentará 48 nomes para a Câmara Legislativa e 12 para a Câmara dos Deputados.

Acordo
O encontro do PSB/Rede está marcado para a manhã de hoje na Associação Médica de Brasília, no Setor de Clubes Sul. Na reunião, são esperados representantes do PDT, incluindo o deputado federal José Antônio Reguffe, que teve o nome confirmado na disputa ao Senado pelo partido na última quinta-feira. Para o senador Rollemberg, não há dúvidas de que o acordo com a legenda do também senador Cristóvam Buarque está sacramentado. ;Estamos conversando há bastante tempo e temos interesses comuns;, argumentou o pré-candidato. Nos bastidores, no entanto, existe uma ala do PDT que ainda defende aproximação com o PT.

Além de confirmar o nome de Rollemberg, o evento servirá para a apresentação do trabalho feito pelo PSB desde o início do ano passado por meio de 12 núcleos temáticos e cinco seminários regionais. ;Debatemos com a sociedade civil organizada e com a comunidade para saber quais devem ser os eixos de nosso plano de governo. O resultado é um trabalho elaborado com muito cuidado e ouvindo os anseios da população. Acreditamos que há muita esperança e mudança nesse material;, explicou o senador.

Além das presenças de PSB, Rede e PDT, foram convidados alguns partidos que ainda não estão com os caminhos claramente definidos para as eleições deste ano: PSD, Solidariedade, PRB, PSC e PTN. ;Estamos em contato com muita gente ainda. Afinal, a data para registro das candidaturas é só em 5 de julho, muita coisa pode acontecer;, acrescentou o senador. PSB e Rede trabalham hoje com 100 pré-candidatos a deputado distrital e 30 à Câmara dos Deputados. No entanto, após a definição oficial das alianças, os números podem ser modificados.

Cartas na mesa



Encontro do PT

; Quando: ontem e hoje
; Onde: Legião da Boa Vontade (LBV), na Asa Sul
; Expectativa de público: cerca de 1.000 pessoas
; Participantes: delegados, filiados e militantes
; Pauta: homologação da pré-candidatura de Agnelo Queiroz à reeleição, escolha do nome do partido para o Senado e definição dos pré-candidatos a deputado distrital e a federal
; E mais: debate sobre a tática eleitoral e as diretrizes do plano de governo petista



Encontro do PSB

; Quando: hoje
; Onde: Associação Médica de Brasília (AMB), no Setor de Clubes Sul
; Expectativa de público: entre 500 e 600 pessoas
; Participantes: filiados e militantes do PSB e da Rede
; Pauta: apresentação da pré-candidatura de Rodrigo Rollemberg
ao Palácio do Buriti, confirmação da aliança com representantes da
Rede Sustentabilidade
; E mais: lançamento das diretrizes do programa de governo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação