Anarriê! Já tem festa junina pela cidade

Anarriê! Já tem festa junina pela cidade

Ailim Cabral
postado em 17/05/2014 00:00
A tradição brasiliense de começar a curtir as festas juninas já em maio continua. Este ano, a cidade divide o verde-amarelo típico de uma Copa do Mundo com o colorido das bandeirinhas, comidas típicas, botas e estampas quadriculadas. Quem abre a temporada junina em Brasília é a Paróquia Nossa Senhora do Lago, conhecida pelos frequentadores e moradores do Lago Norte como Festa da igrejinha. O padre Norbey Londoño Buitrago, responsável pela paróquia, conta que a festa tem, no mínimo, 30 anos, e une a comunidade que se mobiliza na organização. ;Os paroquianos participam, cada um do seu jeito, doando tempo, trabalho, comidas típicas;, conta o pároco.

O evento, que chega a reunir cerca de 10 mil pessoas, ocorre em maio com o objetivo de unir a festividade junina à homenagem a Nossa Senhora de Fátima. Os amigos Nicolas Santana, 24 anos, estudante, e Augusto Fontes, 23, biólogo, a frequentam há 12 anos e contam que, no início, iam acompanhados dos pais. Com o tempo, começaram a ir com amigos. ;Depois, eu comecei a vir sozinho e aqui acabava encontrando todos os colegas antigos;, conta Augusto. Nicolas concorda. ;Nós revemos os amigos de infância, aqui do Lago, Brasília toda está aqui;, completa o estudante.

Ana Carla Nascimento de Oliveira, 23 anos, também tem a festa junina como tradição. A professora conta que há cerca de 10 anos é frequentadora da famosa Festa Junina da Santo Antônio. Ela conta que estudou no local e que o grupo de amigos de infância aproveita o evento para se reunir novamente. ;É o nosso evento, é muito difícil alguém faltar. Nós combinamos de juntar o grupo em pelo menos um dos dias da festa;, conta, animada.

Além das festas paroquiais, a população pode escolher entre shows e grandes eventos realizados em clubes e casas de festa da cidade. Entre elas, a Festa Junina da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), que, na edição de 2014, trará um show de Alceu Valença como atração principal. O vice-presidente social do clube, Glênio Viana, conta que a preparação começa aproximadamente cinco meses antes da data escolhida. ;As festas juninas são algo muito esperado pelo brasiliense. Das menores até as maiores, todas ficam muito cheias. É uma tradição;, define. Confira abaixo as principais festas da cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação