Torre de TV está de cara nova

Torre de TV está de cara nova

Após 10 meses de reforma, o cartão-postal volta a receber o público, com mezanino, elevadores e um café

ARIADNE SAKKIS
postado em 08/06/2014 00:00
 (foto: Carlos Moura/CB/D.A Press)
(foto: Carlos Moura/CB/D.A Press)

Um dos pontos turísticos mais queridos e visitados de Brasília, a Torre de TV reabriu ontem após 10 meses de reforma. Ao custo de R$ 12 milhões, o cartão-postal passou por reformas estruturais, recebeu novos elevadores e escadarias de acesso à Feira da Torre e, agora, tem no mezanino um espaço para exposições e um café. A obra foi inaugurada às vésperas da Copa do Mundo, que começa na quinta-feira. Entretanto, partes do acabamento, como lixeiras, sinalização e paisagismo não foram concluídas a tempo.

Fundada em 1967, a Torre de TV é um projeto do urbanista Lucio Costa. Em 47 anos de história, nunca havia passado por uma restauração grande, o que, por diversas vezes, restringiu a visitação. A primeira parte da obra foi a troca dos três elevadores de acesso ao mirante. Em seguida, os operários iniciaram a manutenção da estrutura interna, bem como a reforma do mezanino.

O acesso aos boxes da feira de artesanato e de alimentação será feito por escadas rolantes e elevadores para pessoas com deficiência. A Fonte Luminosa também passou por manutenção. Mas o cenário só ficará completo com a implantação do paisagismo assinado por Burle Marx, o que só deve acontecer após o Mundial.

O mezanino, anteriormente sede de um museu de gemas, agora conta com espaço para exposições. A mostra inaugural é uma homenagem aos 48 anos da Feira dos Estados. Fotografias relembram a história do evento, mas a memória também é contada por dezenas de páginas do Correio , que cobriu todas as edições da festa. Por isso, totens das edições do jornal, separadas por décadas, fazem parte da mostra.

Na reinauguração, o governador Agnelo Queiroz disse que o cartão-postal amplia o potencial turístico do DF. ;É um dos nossos principais monumentos. Cuidar dele é cuidar da nossa economia. Por isso, é tão importante recuperar o patrimônio;, afirmou.

Programe-se
Torre de TV
Aberta diariamente, das 9h às 20h

Exposição ;Feira dos Estados
48 anos de História com Brasília; e terça a domingo, das 10h às 18h, até 20 de julho. Entrada franca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação