600 mil católicos louvam ao Senhor

600 mil católicos louvam ao Senhor

O segundo dia dedicado a celebrar a manifestação do Espírito Santo levou pessoas de todos os lugares do Brasil ao Taguaparque. O tradicional evento religioso continua neste domingo, com a consagração das velas

» JULIANA CONTAIFER » ARIADNE SAKKIS
postado em 08/06/2014 00:00
 (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)


Apesar de não fazer parte do calendário oficial da Arquidiocese de Brasília, a festa de Pentecostes atrai milhares de fiéis ao Taguaparque para a celebração do Espírito Santo. Ontem, no segundo dia de celebração, a concentração de pessoas no local começou mais tarde. O momento de maior público foi a missa celebrada pelo padre Moacyr no início da noite. A organização do evento estimou em 600 mil o número de pessoas. Hoje, no último dia do evento católico, ocorre a consagração das velas.

O professor Antônio Carno de Oliveira, 44 anos, acredita que o Pentecostes salvou a vida dele. Há quatro anos, voltava de uma viagem e dirigia em alta velocidade na BR-060. Um carro o fechou, e o veículo quase capotou. ;Eu estava passando ao lado do Parque do Leão, onde acontecia o Pentecostes antigamente, e me lembro de ver o rosto do padre Moacyr no telão antes do acidente. Foi um chamado;, avalia. Para ele, não bastou chegar cedo e garantir um bom lugar para assistir às missas. Ele montou acampamento no parque e dorme lá desde a última quinta-feira.

Garantir um lugar na frente também tirou cedo de casa o casal de bombeiros Dione Vieira, 45 anos, e Edivânia Silva, 30. Eles chegaram ao local às 6h40 e pagaram uma taxa para sentar nas primeiras fileiras de uma área reservada, que também costuma receber autoridades e políticos. Dione frequenta a festa há 16 anos, e Edivânia, há 5. ;Tive muitas libertações depois que vim pela primeira vez. Depois que acendi as velas, tive curas na família e passei em três concursos;, conta Edivânia.

Turismo religioso

A fama da festa faz com que o Taguaparque seja ocupado por pessoas de todo o país, a exemplo da operadora de caixa Magna Moraes. A piauiense de 21 anos veio com familiares de Paranaíba só para o Pentecostes do Distrito Federal. ;É o meu segundo ano. Aqui, é o maior do Brasil e cada vez fica mais organizado;, elogia. Na família dela, explica, a ocasião é importante, pois, foi durante esse período que um sobrinho se curou de uma doença.

Além de turistas religiosos, o evento costuma reunir muitos políticos. Ontem, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), acompanhou parte das cerimônias pelo segundo dia consecutivo. A origem do Pentecostes é bíblica. Marca a passagem dos 50 dias após a ressurreição de Jesus Cristo, quando o Espírito Santo se manifestou aos apóstolos e a Maria.

Programação

Amanhã
; Das 8h às 10h ; Rosário

; 10h ; Animação

; 11h ; Pregação

; 12h ; Oração e animação

; 13h30 ; Louvor com Salvador Neto

; 14h30 ; Animação

; 15h ; Louvor com a
Banda São Rafael e
Crícia & Gláucia Martins

; 16h ; Missa de cura

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação