Jogo festeja a unidade alemã

Jogo festeja a unidade alemã

LUCAS FADUL
postado em 18/06/2014 00:00
 (foto: Janine Moraes/CB/D.A Press)
(foto: Janine Moraes/CB/D.A Press)



Tratado como um momento histórico pelo governo alemão, a embaixada do país organizou ontem, no Clube Naval, uma partida comemorativa para celebrar os 40 anos do confronto entre as seleções da República Democrática Alemã (RDA) e da República Federal da Alemanha (RFA), na Copa do Mundo de 1974, em Hamburgo. À época, o selecionado do lado oriental venceu o jogo, mas o torneio foi conquistado pela parte ocidental. Dividida após a Segunda Guerra Mundial, devido à guerra fria, a nação integrou-se, novamente, com a queda do Muro de Berlim, em 1989. Mais cedo, antes de entrarem em campo, o embaixador Wilfried Grolig discursou para os jogadores e todos cantaram, em uma só voz, o hino nacional. ;Hoje, temos apenas um vencedor: a Alemanha;, festejou o chefe da legação.

Há um ano meio, o alemão Mirko Naumann, um dos responsáveis por cooptar moradores da cidade Dresden (leste) para o evento comemorativo de ontem, arquitetava realizar uma partida entre os compatriotas e brasileiros. ;O conselheiro Martin Nissen me ligou para fazer esse jogo, e aqui estamos nós;, revelou. Antes do amistoso, os jogadores assistiram ao empate de 0 x 0 entre o time de Felipão e o México. Apesar do resultado amargo, Dirk Schiller, funcionário da embaixada que jogou contra a equipe de Dresden, acredita que o Brasil deve brigar pelo título. ;Alemanha, Brasil, Holanda e Itália são, sem dúvida, os melhores elencos;, opinou. Por sua vez, o embaixador Grolig exaltou a Copa do Mundo no Brasil e a torcida brasileira. ;O torneio é maravilhoso, mas não podemos nos esquecer de que futebol é um esporte. Gostei do jogo contra o México e acho lindo como vocês torcem com o coração;.

À convite dos organizadores do evento, o árbitro Walter Eschweiler mediou a partida. Ele, que já apitou 286 jogos da Bundesliga (o campeonato alemão), disse ao Correio estar feliz pelo convite e comemorou o dia. ;Este é um grande jogo. Mas, para mim, a atividade como juiz é, atualmente, apenas um hobby. Enquanto você beija garotas, eu apito. É mais ou menos assim;, brincou. A confraternização foi patrocinada por uma famosa fabricante de carros alemã, que expôs dois modelos ao lado do campo onde ocorreu o amistoso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação