Brasília na rota dos festivais

Brasília na rota dos festivais

Sucesso do cenário eletrônico faz com que DJs de grande destaque no mundo adotem a capital federal como destino

Bernardo Bittar Especial para o Correio
postado em 18/06/2014 00:00




Um ingrediente fundamental para turbinar qualquer evento voltado à música eletrônica é contar com bons DJs. A tarefa, no entanto, não é das mais simples. Conseguir marcar uma data na agenda de grandes nomes, como Fatboy Slim ; que estará na capital no domingo para um show na Festa do Preto ;, Avicii e Calvin Harrys, demanda pagamentos antecipados, garantia de público e até contratações conjuntas, quando o profissional fecha uma leva de apresentações no país para justificar o deslocamento.

Boa parte do sucesso desses festivais se deve à internet, que conseguiu levar às massas sons específicos para grandes eventos. ;Isso tornou o público mais exigente, pois todos começaram a ter acesso ao que havia de melhor neste cenário;, explica o DJ Raul Mendes.

Considerado o maior festival fixo deste gênero em Brasília, o Federal Music é produzido desde 2011. Quando estreou, foi embalado por Armin Van Buuren ; o melhor do mundo na época, segundo a DJ Mag (revista especializada em música eletrônica) ;, com público estimado em 5 mil pessoas, um quarto dos presentes na última edição realizada no mês passado.

;A cena de música eletrônica do DF, principalmente a eletrodance music (EDM), tem se mostrado uma das maiores do Brasil;, comenta Mendes. Atualmente, o Federal Music apresenta duas edições: uma no começo e outra no fim do ano. Em 21 de junho, a produção prepara uma edição especial em virtude da Copa do Mundo. O evento, que ostenta nomes de peso, como Dimitri Vegas & Like Mike, foi concretizado em menos de um mês e será a terceira edição deste ano.

Parcerias
Há 7 anos, o 5uinto embala semanalmente os brasilienses com noites de techno, indie, eletro e house. Em ocasiões especiais, a balada ganha um upgrade sonoro com direito a DJs do calibre de Lee Foss, Kolombo e Miss Kittin. No currículo, a festa carrega participação no cobiçado festival Universo Paralello, que chega a durar quase uma semana na praia de Pratigí, na Bahia. ;Sempre conseguimos espaço na pista Up Club, que é uma toca-tudo. Também montamos tendas em alguns eventos e fazemos parcerias até em réveillon;, explica o produtor Ruiz Lopes.

Em 19 de julho, quando a festa comemora o próximo aniversário, o especialista em microhouse M.A.N.D.Y., do selo Get Physical, foi contratado para animar uma noitada com capacidade para até 3 mil pessoas. ;É disso que o pessoal gosta. Essa história de festa open-air é bacana e se popularizou muito rápido;, destaca Ruiz. O local do evento ainda não foi definido, mas é certo que a festa começará à noite e seguirá até de manhã.

Vendas casadas
De acordo com o DJ Sony, residente da Q5 Club, a capital confere grande visibilidade a quem sabe aproveitar as oportunidades. Uma delas é abrir um grande evento. Porém, muitas vezes a chance é desperdiçada pelas chamadas vendas casadas. ;É quando o DJ principal pede que o contratante traga determinado artista para fazer o warm-up, ou seja, tocar antes dele. Isso faz com que muita gente boa daqui perca a oportunidade de se apresentar;, reclama.

O DJ Sony foi um dos mais festejados no Brasília Music Festival (BMF), produzido por Rafael Reisman no começo dos anos 2000. ;O evento foi pioneiro por aqui. Um dos primeiros, maiores e melhores festivais de música eletrônica de Brasília;, lembra Sony.


Glossário

Coisas que todo apaixonado por música eletrônica deve saber

After hour
Festa que começa após o horário normal das outras casas, geralmente por volta das 5h.

Backspin
É quando o DJ roda o vinil e faz aquele barulho de disco riscando. Então, é o backspin o movimento de girar o disco na direção contrária para fazer uma mixagem diferente.

BPM
Abreviação de Batidas Por Minuto.

IDM
Sigla para Inteligent Dance Music. Como o próprio nome já diz, é um rótulo que foi criado para definir as músicas feitas pra pista, mas com um toque mais inteligente, criativo e inovador.

Live act ou Live P.A.
Quando um artista se apresenta como live act ou live P.A. significa que ele fará sua atuação ao vivo. A sigla P.A. representa public appearance, ou seja, aparição em público.

Remix

É a reconstrução de uma música por outro artista, uma arte. É o ponto de vista de um DJ sobre uma música criada por outro artista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação