90 mil carros devem deixar a cidade

90 mil carros devem deixar a cidade

» Luiz Calcagno
postado em 19/06/2014 00:00
Com o feriado de Corpus Christi hoje e o jogo do Brasil contra a seleção de Camarões no Mané Garrincha, às 17h de segunda-feira, alguns brasilienses ganharam um descanso prolongado de até cinco dias. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) manda um aviso a quem pretende aproveitar o recesso para viajar. O movimento nas rodovias que cortam Brasília será atípico entre hoje e segunda-feira, por conta, principalmente, do Mundial, e o risco de acidentes, maior. A expectativa é que 90 mil veículos transitem tanto para deixar o DF, quanto para visitar a região. Com um efetivo 40% maior, agentes da corporação farão operação para combater o álcool ao volante e o excesso de velocidade.

Inspetor responsável pela comunicação da PRF no DF e Entorno, Daniel Bonfim explica que haverá radares móveis em pontos estratégicos e todos os carros da corporação vão estar equipados com bafômetros. O agente poderá submeter qualquer motorista parado nos postos ou às margens das BRs ao teste de alcoolemia. ;É dever dos motoristas respeitarem os limites de velocidade da via e não beberem antes de dirigir. Os condutores também devem evitar ultrapassagens irregulares. Temos atendido muitos acidentes causados por falta de atenção. Esse fator, somado ao álcool e à velocidade, pode ser fatal;, observa.
Bonfim recomenda que motoristas revisem o carro antes de pegar a estrada, para garantir a ;segurança e o sucesso da viagem;. ;A pessoa deve verificar a parte elétrica, os pneus e freios, a documentação, e os equipamentos obrigatórios. Na segunda, divulgaremos um balanço das prisões, multas e acidentes no fim de semana.;

Para quem fica

Com o Mundial, a programação do feriado de Corpus Christi de 2014 mudou. A celebração religiosa ocorrerá entre a Catedral Metropolitana de Brasília e o primeiro edifício da Esplanada dos Ministérios, por conta do jogo entre Colômbia e Costa do Marfim, às 13h de hoje. A Arquidiocese de Brasília comunicou que as paróquias estão autorizadas a fazerem procissões próprias. Na Esplanada, a celebração, com o arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha e o bispo auxiliar, dom Marcony, começa às 17h.
O comércio varejista do DF funcionará no feriado, assim como o Zoológico, a Água Mineral e o Jardim Botânico. De acordo com Maria das Dores de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia, o clima será ameno nos cinco dias de recesso. ;Nesta época do ano, há aumento da umidade do ar, por conta de massas de ar frio que passam pela região. Não haverá chuva. Só frio, à noite e de madrugada. A temperatura para quinta-feira vai variar entre 13; e 26;;, informa.


Confira o que abre e o que fecha no feriado

Jardim Botânico, Zoo e Água Mineral ; O Parque Nacional de Brasília, o Jardim Botânico e a Fundação Jardim Zoológico funcionarão normalmente. O primeiro das 8h às 16h; o segundo, das 8h às 17h; e o último, das 9h às 17h.

Eixão do Lazer ; Ficará restrito à Asa Norte por conta do jogo no Estádio Nacional.

Saúde ; Emergências de hospitais regionais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) vão atender em regime de plantão. Ambulatórios, Clínicas da Família, centros e postos de Saúde não abrirão.
Hemocentro ; Não vai funcionar hoje. Abrirá normalmente amanhã e sábado, das 7h às 18h.

Metrô ; Opera em escala especial para atender os usuários durante o jogo. Quatro horas antes e três horas depois da disputa, a Companhia do Metroviário do Distrito Federal colocará 24 trens em circulação entre as estações Central e Águas Claras.

Ônibus ;As linhas especiais para o Mané Garrincha vão funcionar normalmente. Haverá reforço nos ônibus que levarão passageiros para o Taguaparque e Pistão Norte, em Taguatinga.
Os demais trajetos seguem a tabela de domingo, com menos veículos disponíveis para a população.

Shoppings ; Vão abrir as portas das 14h às 20h. As praças de alimentação funcionam das 10h às 22h.

Na Hora e agências de atendimento da Receita Federal ; Não funcionam hoje nem amanhã. Reabrem na segunda-feira.

Bancos ; Fechados hoje e com expediente normal amanhã.
CEB e Caesb ; A Companhia Energética de Brasília e a Companhia de Saneamento Ambiental de Brasília vão atender pelos telefones 116 (CEB) e 115 (Caesb). As empresas manterão as atividades essenciais de manutenção e de operação em escala de plantão.

Delegacias ; Os plantões das delegacias de polícia funcionarão normalmente. Haverá reforço na 1; DP (Asa Sul), 2; DP (Asa Norte), 5; DP (área central de Brasília),
12; DP (Taguatinga Centro), Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA I e II) e Delegacia de Atendimento à Mulher.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação