Sonho de velocidade

Sonho de velocidade

O modelo sem capota de um dos esportivos mais badalados no mundo começa a ser vendido no Brasil por R$ 239,9 mil. O motor V8 de ronco impressionante proporciona um desempenho incrível. Mas não espere, porém, muito conforto

» Marcus Celestino
postado em 19/06/2014 00:00
 (foto: Fotos: Chevrolet/Divulgção)
(foto: Fotos: Chevrolet/Divulgção)

Bertioga (SP) ; Passeando pelas ruas de Bertioga e do Guarujá, no litoral paulista, todos os olhares convergiam para uma estrela. Fatalmente, seus ocupantes também eram fitados com curiosidade. Não adianta: se você está dentro de um Camaro, se torna automaticamente o centro das atenções. Especialmente dentro do Camaro conversível, que chega ao Brasil pelo preço de R$ 239.900. Com a capota abaixada fica-se ainda mais em evidência, mesmo com cabelos desgrenhados, barba de lenhador e fora dos padrões de beleza. Homens o admiram e o invejam e as mulheres não resistem ao carango e o encaram sem pudor.


O POSSANTE

Além de incorporar as mudanças visuais do cupê, como os faróis retangulares, grade mais afilada e tomada de ar no meio do capô com moldura preta, o conversível também faz a manutenção do mesmo trem de força. O motor é o espetacular V8 6.2 de 406cv de potência e 56,7kgfm de torque com sistema de desligamento dos cilindros. A transmissão é a automática de seis velocidades específica da configuração SS com aletas para facilitar trocas manuais. O sistema multimídia é o MyLink. As dimensões são exatamente iguais às do cupê, com exceção do porta-malas, que é maior.


APERTADINHO

Bom, entrar no Camaro exige bom exercício de contorcionismo. Por mais que bancos de couro e outros itens de conforto estejam presentes, isso não ajudará muito. Espaço? Bem, só para condutor e passageiro da frente. Com a capota (de acionamento elétrico e simples) abaixada, que é de material composto flexível, até que eles ganham área livre para as cabeças, mas o resto do corpo não desfruta do mesmo prazer.


PILOTANDO


Mas, afinal, quem compra um Camaro e quer conforto de casa da vovó? O negócio dele é acelerar, o que ele faz com primazia! Com a capota levantada, a sensação é a mesma do cupê: claustrofóbica. Com os cabelos ao vento, o raio de visão aumenta consideravelmente, um ponto positivo para o conversível. Só que, se tratando de Brasil, condições climáticas malucas e violência não lhe permitem tamanha liberdade a todo tempo.

No entanto, quem quer melhor visibilidade? O ronco do V8 na estrada é o que conta. Cavalaria e, especialmente torque, facilitam nas ultrapassagens. Os reforços estruturais na dianteira e na traseira dão mais estabilidade nas curvas, mas sem tirar o espírito arredio do modelo, que dá aquela ;fugidinha gostosa; de traseira. A posição de dirigir ;no chão; e a suspensão multilink rebaixada adicionam ainda mais esportividade à condução. Ao cravar o pé no acelerador, o velocímetro sobe rapidamente e pode alcançar até 250km/h (limitado eletronicamente) e atinge 100km/h em 4,8 segundos, mas a impressão é de que esse tempo é até um pouco menor. Há quatro air bags para seis posições. Os laterais têm proteção estendida para tórax e cabeça, já que no conversível não há air bag de cortina. A expectativa é vender 100 unidades por ano.

O jornalista viajou a convite da montadora


406 cv
Potência do motor V8 6.2 do carro, que oferece torque de 56,7kgfm


Ficha técnica

MOTOR
Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em V, 6.162cm; de cilindrada, de 406cv de potência a 5.900rpm e 56,7kgfm de torque a 4.600rpm

TRANSMISSÃO
Tração traseira e câmbio automático de seis velocidades (com opção de troca manual nas aletas)

SUSPENSÃO
Dianteira, multilink rebaixada, com suporte McPherson; e na traseira, multilink independente

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

CAPACIDADES
Tanque, 71 litros; porta-malas, 290 litros; e carga útil, 316kg

DIMENSÕES (metros)
Comprimento, 4,83; largura, 2,08; altura, 1,37; entre-eixos, 2,85


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