Para evitar desvios de trajetória

Para evitar desvios de trajetória

» Pedro Cerqueira
postado em 19/06/2014 00:00
 (foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)
Responda sem titubear: quando você leva o carro para alinhar, esse serviço também é feito na suspensão traseira? Não lembra, não é? Por isso, preparamos uma lista com os principais modelos que precisam desse cuidado. De acordo com Athos Carvalho, professor do curso de engenharia mecânica da PUC Minas, o alinhamento é feito para ajustar os parâmetros da suspensão às especificações do projeto do veículo, já que diversas armadilhas, como buracos e bueiros desnivelados, acabam comprometendo o bom funcionamento do sistema.

De forma geral, é o tipo de suspensão que vai determinar se os ajustes são necessários ou não. O modelo mais comum de suspensão traseira em veículos de passeio é o eixo de torção, que dispensa o serviço. Outro tipo em que não se faz alinhamento é o eixo rígido, comum nos veículos utilitários, também com parâmetros fixos. Já na suspensão multilink, presente em veículos mais sofisticados, geralmente é necessário fazer o alinhamento na traseira.

Ainda que o projeto da suspensão dispense qualquer ajuste, é preciso sempre conferir se o eixo traseiro está alinhado, já que o veículo pode ter sofrido impactos mais severos que tenham empenado um componente. Nesse caso, naturalmente, não é o alinhamento que vai remediar a situação, mas a troca ou desempenamento de alguma peça. Geralmente o preço cobrado para alinhar a suspensão traseira é o mesmo cobrado para a dianteira. Confira o alinhamento do seu carro a cada 5 mil quilômetros ou se a suspensão sofreu algum impacto mais forte. Manter o veículo alinhado evita desgaste irregular dos pneus e precoce das molas e amortecedores, além de interferir e prejudicar o comportamento dinâmico do veículo, como a estabilidade e o espaço de frenagem.


Alinham a traseira;

Veja quais modelos devem fazer o alinhamento dessa suspensão

Audi
Todos os modelos com tração integral

BMW
Todos

Chevrolet
Cruze

Chrysler
Todos

Fiat
Freemont

Hyundai
Santa Fe, Tucson V6

Kia
Mohave, Sportage, Sorento, Cadenza e Optima

Mercedes-Benz
Todos

Nissan
Altima

Peugeot
508

Volkswagen
Golf, Jetta, Fusca, Tiguan, Passat, Passat Variant, CC e Touareg





Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação