ISA STACCIARINI
ADRIANA BERNARDES
postado em 26/06/2014 00:00

(foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
O jogo entre Portugual e Gana, às 13h, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, promete agitar bares e restaurantes do Distrito Federal. Os estabelecimentos contam com uma programação variada para receber os torcedores e garantir a presença da clientela por mais tempo. As atrações começam com a transmissão da partida em televisores e telões. O jogo termina por volta das 15h, mas a comemoração dos mais animados pode se estender até de madrugada. O duelo entre as duas seleções estrangeiras define a permanência de uma delas na Copa do Mundo e garante a ida para as oitavas de final. Por isso, casas especializadas na gastronomia dos dois países contam com atrações especiais para esquentar o clima do Mundial.
Esse é o caso do português Sagres Restaurante, na 316 Norte. O estabelecimento, um dos mais importantes templos da gastronomia lusitana em Brasília, funciona normalmente hoje para o horário do almoço. O estabelecimento abre às 11h30 e só deve encerrar o expediente às 23h30. Para o jogo, os proprietários do restaurante, a chefe de cozinha Olga Soares e o marido, Maurício Cerqueira, pensaram inicialmente em instalar um telão para a transmissão da partida. Mas para não atrapalhar o ambiente calmo e reservado, eles desistiram da ideia.
Os proprietários vão assistir à disputa pela vaga no estádio. No entanto, após a partida, a casa conta com programação especial. Pelo menos oito mesas já estão reservadas para integrantes da colônia portuguesa. O bacalhau, peça-chave dos itens de degustação, deve ser estar entre as opções dos pratos. Resta saber se os portugueses estarão com semblante triste ou alegre. ;Conformados;, foi a resposta do proprietário e português Maurício.
Além do Sagres Restaurante, há mais opções de culinária de Portugal em Brasília, como o tradicional Mouraria, que oferece couvert artístico. O Antiquarius Grill, no Parkshopping, também oferece o melhor da culinária da terra de Cristiano Ronaldo. O centro de compras vai abrir normalmente, das 10h às 22h. Na Asa Norte, está a Taberna do Infante, localizada na Quadra 408, que se destaca pelos pratos mais tradicionais da cozinha lusitana.
Nos demais estabelecimentos, a festa deve durar o dia inteiro. O Bier Fass, por exemplo, instalou televisores para quem pretender assistir ao jogo. A casa abre as portas às 12h e só encerra o expediente à 1h. No Lago Sul, o Santa Festa terá happy hour com promoção de bebida das 16h às 20h e encerrará a noite com show do sertanejo Carlos Camaro. Só não vale beber e pegar o volante depois. Além de colocar a própria segurança e a dos outros em risco, quem desrespeita a lei e é flagrado paga multa de R$ 1,9 mil e tem a carteira suspensa por um ano.
Ontem, o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista) se reuniu com o Sindicato dos Comerciários do Distrito Federal para decidir sobre o funcionamento das lojas no sábado, dia do jogo entre Brasil e Chile, às 13h. A maioria dos shoppings luta pelo funcionamento até uma hora antes do jogo. Após a partida, os lojistas querem continuar com as atividades normalmente. Esse também é o anseio do Sindivarejista, que destaca o sábado como o melhor dia da semana para as vendas. Nenhuma definição, no entanto, foi fechada até agora. Hoje, a partir das 16h, um novo encontro deve decidir como será o esquema de trabalho no sábado.
Colaboraram LUIZ CALCAGNO E ROBERTA PINHEIRO