Confiança desaba e deve afetar emprego

Confiança desaba e deve afetar emprego

» PAULO SILVA PINTO
postado em 26/06/2014 00:00
Índices de confiança de empresários registraram novas quedas ontem, contribuindo para deteriorar ainda mais as expectativas quanto ao nível de atividade econômica. Vários analistas identificam tendência de aumento no desemprego nos próximos meses.

A prévia da Sondagem da Indústria de Transformação da Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta queda de 3,4% no Índice de Confiança da Indústria (ICI) em relação a maio. O resultado final será divulgado na próxima segunda-feira. Caso se confirme, o índice atingirá o menor nível desde maio de 2009. A FGV também apresentou ontem o Índice de Confiança da Construção (ICST), que registrou queda no quarto mês seguido. No trimestre terminado em junho, a redução sobre o mesmo período de 2013 é de 9,8%. Outro indicador demonstrou desaquecimento, o da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que ficou em 45,8 pontos ; o índice vai de 0 a 100, e abaixo de 50 mostra retração.

Houve queda pelo quinto trimestre consecutivo no Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios (IC-PMN) do Insper, também publicado ontem, que, ainda assim, continua no campo positivo, com 63,3 pontos.

;O grau de insatisfação do empresário e do consumidor está muito alto, e todas as previsões são de baixo crescimento neste ano;, comentou o economista e sócio da Opus Investimentos José Márcio Camargo, para quem o Produto Interno Bruto (PIB) não avançará mais do que 0,8%.

O economista Flávio Serrano, do Espirito Santo Investment Bank, explicou que a crise afeta até mesmo o setor de serviços. Para ele, não será uma surpresa se o desemprego aumentar até o fim do ano ou até o início do próximo.
;A inflação elevada limita o investimento pela imprevisibilidade. Não há espaço para os indicadores deslancharem;, disse o economista Rafael Bacciotti, da consultoria Tendências.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação