Talibãs na ofensiva

Talibãs na ofensiva

postado em 26/06/2014 00:00


Atentados talibãs no Paquistão e no Afeganistão se intensificaram nos últimos dias. Depois de o Exército paquistanês lançar uma ofensiva contra militantes no Waziristão do Norte, próximo à fronteira afegã, insurgentes ligados à rede Al-Qaeda prometeram ataques e ordenaram companhias aéreas internacionais a suspenderem suas atividades. Ontem, um homem abriu fogo contra um avião da Pakistan International Airlines (PIA) que se aproximava do aeroporto de Peshawar, no noroeste, transportando 170 pessoas. Uma mulher morreu e dois homens ficaram feridos.

;É o começo da nossa ofensiva, e vamos lançar ataques contra os governos e os líderes tribais locais, se formarem uma força antitalibã;, prometeu o porta-voz do grupo, Abu Baseer, em entrevista à agência de notícias France-Presse.

Do outro lado da fronteira, no sul do Afeganistão, cerca de 800 talibãs se envolveram em confrontos com tropas governamentais na província de Helmand. Os insurgentes lançaram uma ofensiva há cinco dias, deixando mais de 150 mortos até ontem. O Ministério da Defesa alega que os insurgentes se aproveitam de brechas abertas no sistema de segurança pela saída das tropas ocidentais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação