Macarrão no café da manhã

Macarrão no café da manhã

Paulo Galvão Enviado especial
postado em 26/06/2014 00:00
 (foto: Marcelo Regua/Reuters)
(foto: Marcelo Regua/Reuters)

Teresópolis (RJ) ; A CBF Futebol divulgou ontem a programação da Seleção Brasileira até o jogo contra o Chile, sábado. A chegada a Belo Horizonte será hoje, às 20h30. Como vai jogar pela primeira vez às 13h nesta Copa, a equipe teve de alterar sua rotina para se adequar ao novo horário, inclusive mudando os treinos para o horário do jogo. Por isso, do despertar mais cedo à mudança no cardápio, tudo teve que ser adaptado.

No caso da alimentação, o que mais mudou foi o café da manhã, que, desde ontem, se tornou quase um almoço. Foram servidos pratos como macarrão, purê de batata e canja de galinha, além dos tradicionais pães, bolos e biscoitos. À tarde, o almoço também é especial, com alimentos que visam ajudar na recuperação pós-atividade física, como carnes brancas, arroz e feijão. Os jogadores fazem ainda outras duas refeições nestes dias, o jantar e o lanche.

Uma das preocupações da comissão técnica é com o desgaste cada vez maior dos atletas. Principalmente porque existe a possibilidade de as partidas durarem até 120 minutos, caso a vaga tenha de ser decidida na prorrogação depois de empate no tempo regulamentar. ;Quando se está em um período de competição, é preciso comer carboidratos para que se tenha mais resistência. É preciso encher o tanque;, explicou José Luiz Runco, um dos médicos da Seleção Brasileira.

Um fator que pode facilitar a adaptação do Brasil ao horário pouco comum por aqui é o fato de muitos jogadores atuarem em países nos quais jogar na hora do almoço é frequente. É o caso da Inglaterra, onde atuam o volante Ramires e os armadores Oscar e Willian, todos do Chelsea, e os volantes Paulinho (Tottenham) e Fernandinho (Manchester City). Hulk, que atua no Zenit, da Rússia, e David Luiz, ex-Chelsea, recém-contratado pelo Paris Saint-Germain, é outro acostumado a entrar em campo no fim da manhã ou no começo da tarde.

;O horário realmente não é dos mais comuns, mas temos de nos adaptar o mais rapidamente possível. Vai estar quente, já sentimos um pouco aqui o calor do início da tarde. Temos de dormir bem para estarmos descansados na hora do jogo e suportarmos bem o desgaste;, disse Willian.

Programação
Os jogadores fazem hoje uma visita ao Mineirão pela manhã. A entrevista coletiva da Fifa no estádio será às 11h30. Logo depois, às 13h, o técnico Luiz Felipe Scolari comandará um treino no Sesc Venda Nova, campo de treinamento credenciado pela Fifa.

O Brasil não treinará no Mineirão, a pedido da Fifa, que quer preservar o gramado em vésperas de jogos. No sábado, o time deixará o hotel rumo ao estádio às 11h. O retorno ao Rio será às 17h30.

Dia de visita especial

Os jogadores da Seleção Brasileira receberam uma visita especial ontem, na Granja Comary. Meninos e meninas que foram vítimas das enchentes que devastaram Teresópolis (RJ) e outras cidades da região, em 2011, puderam assistir ao treino, tirar fotos com os jogadores e pegar autógrafos. O presidente da Associação de Moradores de Vítimas da Tragédia, Joel Caldeira, pediu que o grupo ganhe o hexacampeonato, ;o que vai fazer todas essas crianças muito felizes. É tudo o que eles querem;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação