postado em 26/06/2014 00:00
Rio de Janeiro ; O técnico Didier Deschamps terá de administrar um problema religioso na partida contra a Nigéria. O mês sagrado do Ramadã, no qual os muçulmanos praticam jejum, que só é quebrado no pôr do sol, começa neste sábado, o primeiro dia das oitavas de final da Copa do Mundo. Quatro jogadores do elenco da França são islâmicos: o centroavante e artilheiro Benzema, além do zagueiro Sakho, do lateral Sagna e do meia Sissoko, todos titulares.
O técnico Didier Deschamps ainda não sabe qual procedimento adotar no dia e muito menos nos treinos anteriores à partida contra a Nigéria. ;Eu acho que esse assunto é muito difícil. Não há nada que eu possa falar. Respeitamos a religião de todos. Os jogadores têm o hábito de seguir esse costume. Cada uma das pessoas vai se adaptar a isso;, disse o treinador.
Na chegada a Brasília, o quarteto islâmico da França não terá problemas de praticar uma das cinco orações obrigatórias em direção a um templo islâmico. O Distrito Federal tem uma mesquita, na 912 Norte, com capacidade para mil fiéis, e não fica tão distante do Estádio Nacional Mané Garrincha caso os quatro queiram ir até lá. (MP)
Saiba mais
Doutrina
O Ramadã é o período de reflexão espiritual dos muçulmanos, no qual praticam o seu jejum ritual. O nono mês do calendário islâmico, no qual acredita-se que Maomé recebeu os primeiros versos do Alcorão, começará em 28 de junho, seguindo por 30 dias. Ou seja, será iniciado paralelamente às oitavas de final da Copa do Mundo.