O gol do Gol

O gol do Gol

A versão aventureira do carro mais vendido no país é a primeira a receber o novo motor 1.6 com cabeçote multiválvulas, que surpreende em suavidade e eficiência

» Paulo Eduardo
postado em 26/06/2014 00:00
 (foto: Fotos: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Fotos: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

O teste é do Gol Rallye, mas o novo motor 1.6 16V é a estrela do conjunto. O torque é incrível antes de atingir 2.000rpm. O fabricante declara 85% a partir dessa faixa de rotação. Assim, cai o mito de que motor com cabeçote multiválvulas é eficiente apenas em rotações elevadas e na estrada, tornando-se apático na cidade. Esse motor funciona suavemente e é eficiente em todos regimes de rotação. Foi desenvolvido a partir do 1.0 tricilíndrico que equipa up! e Fox.

O bloco e o cabeçote são de alumínio. O comando de válvulas variável permite melhor enchimento dos cilindros. Outra solução inovadora, que pode não agradar aos mecânicos que adoram jogar a válvula termostática no lixo, é o duplo circuito de refrigeração com duas termostáticas. Eles vão torcer o nariz. Dessa maneira, utiliza-se temperatura mais alta de funcionamento para bloco e o líquido de arrefecimento leva menos tempo para ser aquecido durante a fase fria do motor porque recebe o calor dos gases de escape.

Como no três cilindros, a tampa do cabeçote integra dois eixos de comando (admissão e escape) e a polia de acionamento oval estabiliza a força na correia dentada e diminui atrito e vibrações. O sistema de partida a frio dispensa o estorvo do tanquinho.

Conjunto
O Gol é figurinha conhecida no mundo do automóvel e está na melhor forma nesta 5; geração. O conjunto está bem acertado. O casamento com o câmbio, que tem engates suaves, é perfeito. É fácil vestir o carro, que tem comportamento dinâmico previsível.

O senão é o pedal de embreagem, reprovado na avaliação ergonômica (ver na página 2) porque exige movimento inadequado da perna, provocando cansaço no anda e para do trânsito urbano. Os bancos merecem anatomia melhor.

Além disso, a versão Rallye tem suspensão elevada em 2,8cm em relação à versão normal, sendo 2,3cm na suspensão e 0,5cm com os pneus na medida 195/50 R16. Pneu de perfil 50 na versão com suspensão elevada é contraditório, pois é adequado para modelos com desempenho esportivo. Está mais apropriado para asfalto do que para terra. Em piso irregular, a transferência das imperfeições para o habitáculo incomoda.

No trânsito urbano pesado, usando primeira e segunda na maior parte do tempo, o consumo na cidade foi de 6km/l com etanol e de 7km/l com gasolina. Na estrada, o computador registrou 11km/l com etanol e 14km/l com gasolina. Números que revelam a modernidade do projeto.


O novo motor 1.6 16V não é o mais potente da categoria. O Sigma da Ford tem 131cv (gasolina)/135cv (etanol) e torques de 16,2kgfm(g) e 16,7kgfm(e). O Volks leva ligeira vantagem no torque (16,8kgfm) máximo com etanol. Mas, na prática, tem funcionamento mais redondo e suave com menor consumo de combustíveis. E o Gol? Bem, o gol de placa do Gol é esse motor.


Ficha técnica

Motor

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1598cm; de cilindrada, 16 válvulas, com potências máximas de 120cv (gasolina) e 130cv (etanol) e torques máximos de 15,8kgfm (g) e 16,8kgfm (e)

Transmissão
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidades

Suspensão/rodas/pneus
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, interdependente, com braços longitudinais / 6J x 16 polegadas, em liga leve / na medida 195/50 R16

Direção
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

Freios
Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com sistema ABS e EBD

Capacidades
Do tanque, 55 litros; e de carga (passageiros e bagagem), 407 quilos


R$ 50.510
Sugestão de valor para o Gol 1.6 Rallye básico. Completo, com todos os opcionais, custa R$ 51.934.


Equipamentos

De série

Ar-condicionado, faróis de neblina e longo alcance, sensor de estacionamento, lanternas escurecidas, air bag duplo frontal, freios ABS, direção hidráulica, travamento central das portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.

Opcionais
Rádio CD player com MP3, entrada USB, Bluetooth e interface para iPod; volante multifuncional.




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