Os estagiários

Os estagiários

Aprendizes de Louis van Gaal na Holanda, Kluivert e Blind aprendem no dia a dia da Gávea como atingir o patamar de outros dois discípulos do mestre: José Mourinho e Ronald Koeman

Marcos Paulo Lima Enviado especial
postado em 02/07/2014 00:00
 (foto: Damien Meyer/AFP)
(foto: Damien Meyer/AFP)


Rio de Janeiro ; Na comissão técnica da Holanda, sempre há vaga para estagiários na Copa. No vice de 2010, Frank de Boer era um dos auxiliares de Bert van Marwijk. O aprendiz passou a caminhar com as próprias pernas depois do Mundial da África do Sul e faz o maior sucesso na Eredivisie, a primeira divisão do campeonato nacional. Na atual temporada, ele conquistou o quarto título consecutivo à frente do Ajax. Em 2014, Patrick Kluivert e Danny Blind trabalham na Cidade Maravilhosa como trainees de um outro especialista em formar discípulos: Louis van Gaal.

Blind e Kluivert não são alunos preguiçosos. Ambos colocam a mão na massa nos dias de treino na Gávea. Na reapresentação do elenco na última segunda-feira, depois da vitória por 2 x 1 sobre o México pelas oitavas de final, Kluivert entrou em campo puxando a fila dos reservas, pegou uma dezena de bolas, organizou-as no gramado e comandou o treino predileto de um ex-centroavante: finalização. Vice-artilheiro da história da seleção holandesa com 40 gols ; seis atrás do recordista Van Persie ;, Kluivert chegou a dar um grito quando viu um dos alunos sem mira chutar por cima do muro. A brazuca foi parar na Arena Júnior, um espaço da Gávea batizado com o nome de uma dos maiores ídolos do Flamengo. Especialista no assunto, Van Persie não participou das aulas de Kluivert. Longe dali, ensinava filhos de jogadores.

Aprendiz de Louis van Gaal, Kluivert tem um diferencial em relação ao mestre: a humildade. Nas Eliminatórias para a Copa de 2014, ele teve o recorde quebrado por Van Persie. Foi justamente ele que incentivou o centroavante. ;Eu trabalho muito bem com o Kluivert. Ele queria que eu o ultrapassasse em número de gols. Depois de cada jogo, a gente assiste para observar os detalhes de cada lance;, disse Van Persie, em outubro do ano passado. ;Espero que Robin (van Persie) marque ainda muitos, muitos gols em sua carreira;, disse Kluivert.

Para ser auxiliar de Louis van Gaal, é preciso ter uma personalidade tão forte quanto a dele. Parece até um requisito para ganhar uma vaga de estagiário. Considerado, hoje, um dos melhores técnicos do mundo, o português José Mourinho foi discípulo do holandês no Barcelona. Em 2010, superou o mestre na final da Liga dos Campeões da Europa. Com a prancheta da Internazionale, venceu o Bayern de Munique por 2 x 0. O ex-zagueiro holandês Ronald Koeman também trabalhou com Van Gaal antes de seguir carreira solo. No entanto, faltou espaço para a personalidade forte dos dois e ambos cortaram relações.

Blind

Além de Kluivert, Danny Blind é outro aprendiz na Copa de 2014. Titular de Van Gaal no título da Champions League de 1995, ele era a referência da defesa daquele histórico Ajax. Na última segunda-feira, comandou um treino em campo reduzido depois das aulas de finalização de Kluivert. À beira do campo, com um apito, Louis van Gaal dava instruções ao pé do ouvido do estagiário. Blind cumpria as ordens e chamava a atenção até do filho, Dalley Blind, que participava da atividade. Antes da experiência na seleção, Blind pai era auxiliar do Ajax.

Os pupilos do senhor Louis

Saiba por onde andam os heróis do maior título de
Louis van Gaal: a Champions League de 1995

Van der sar
O goleiro atualmente é comentarista e faz curso para ser treinador de futebol.

Reiziger
Aposentado, o ala-direito não exerce nenhuma atividade ligada ao esporte.

Blind
O ex-zagueiro é um dos auxiliares de Louis van Gaal na Copa do Mundo de 2014.

Frank de Boer
Agora técnico, levou o Ajax ao tetracampeonato holandês na temporada de 2013/2014.

Rijkaard
No auge do sucesso, levou o Barcelona ao título da Champions League em 2006.

Seedorf
Aposentado, teve um início mal-sucedido como treinador à frente do Milan.

Davids
Aposentado, o volante inicia a carreira de treinador no Barnet, do futebol inglês.

Litmanen
Posou de comentarista durante a Eurocopa de 2008, na Ucrânia e na Polônia.

Finidi
Aposentado, o meia nigeriano comenta eventualmente partidas de futebol.

Ronald de Boer
Atualmente, trabalha como assistente nas categorias de base do Ajax.

Overmars
Ídolo do Ajax, o ex-ponta ocupa atualmente a função de diretor de futebol do clube.

De Jong está fora

A Federação Holandesa anunciou ontem que o volante De Jong está fora da Copa do Mundo. Uma contusão muscular na virilha obriga o jogador a ficar em tratamento de duas a quatro semanas. No último domingo, o cão de guarda deixou o campo no primeiro tempo na vitória por 2 x 1 sobre o México. Na reapresentação de
segunda-feira, na Gávea, ele nem sequer foi a campo. ;É uma grande perda para nós, mas qualquer um que venha do banco tem mostrado que pode ter impacto no jogo;, afirmou o atacante Robben.

Garotos de Ipanema

Ontem foi dia de folga para os jogadores da Holanda. A maioria dos jogadores aproveitou o dia livre para pegar um sol e tomar banho de praia em Ipanema. Outros caminharam pelo calçadão com as esposas e os filhos e até foram às compras nas lojas próximas à concentração. No fim do dia, uma parte visitou o Morro Dona Marta. Todos voltam ao trabalho hoje, na Gávea, antes do embarque para Salvador, palco da partida do próximo sábado contra a Costa Rica, pelas quartas de final da Copa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação