Almoço a chefes de Estado

Almoço a chefes de Estado

» ROSANA HESSEL
postado em 12/07/2014 00:00
A presidente Dilma Rousseff vai oferecer um almoço para os chefes de Estado antes do encerramento da Copa do Mundo, amanhã, no Rio de Janeiro. O evento ocorrerá no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul da capital fluminense. Dilma entregará a taça para o vencedor da disputa entre Argentina e Alemanha.

Até o fechamento desta edição, estava confirmada a presença de 10 líderes de Estado para o almoço com Dilma, que será regado a vinho Faces, da vinícola Lídio Carraro, de Bento Gonçalves (RS). No cardápio, carpaccio de pupunha, filé-mignon e doce de fruta-do-conde.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, participará do evento acompanhada do presidente alemão, Joachim Gauk. A presidente da Argentina declinou do convite por motivo de doença. Em sua página no Twitter, ela publicou a carta agradecendo o convite feito pelo governo brasileiro e informando os dois motivos da ausência: inflamação na garganta e o aniversário do neto, um dia depois da partida de futebol.

Confirmados
Na lista dos confirmados divulgada pelo Palácio do Planalto, além de Merkel e Gauk, estão os presidentes da Rússia, Vladimir Putin; da África do Sul, Jacob Zuma; da Ucrânia, Petro Poroshenki; do Gabão, Ali Bongo Ondimbo; e da Namíbia, Hifikepunye Pohamba. Zuma e Putin ficarão por mais tempo no Brasil em função da cúpula dos líderes dos Brics (grupo das economias emergentes composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que acontecerá dia 15, em Fortaleza, e dia 16, em Brasília. Também fazem parte do grupo a primeira-ministra de Trinidad & Tobago, Kamla Persad-Bissessar, o primeiro-ministro da Hungria, Victor Orbán, e o primeiro-ministro de Antígua e Barbuda, Gaston Browne.

De acordo com a assessoria do Itamaraty, que está organizando o almoço, o evento será protocolar e não está previsto anúncio ou discurso da presidente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação