CURTAS

CURTAS

postado em 21/08/2014 00:00
 (foto: Saul Loeb/AFP)
(foto: Saul Loeb/AFP)



; UCRÂNIA
AERONAVE
MILITAR É
DERRUBADA

Os combates se intensificaram ontem no leste da Ucrânia. Apenas na região de Donetsk, alvo de severos bombardeios, 40 civis morreram. Por volta de 16h30, pelo menos 12 explosões sacudiram o centro da cidade, reduto separatista quase totalmente cercado pelo Exército ucraniano. Makiivka, próxima a Donetsk, também foi mais uma vez atingida. Em Lugansk, outro reduto separatista, os combates se estenderam durante toda a noite, de acordo com autoridades locais. Há mais de três semanas, falta água, luz, e a rede de telefonia está inoperante. Além disso, as autoridades temem um surto de doenças infecciosas. O Exército ucraniano informou sobre a queda de um de seus aviões perto da cidade. Os violentos combates já fizeram com que mais de 415 mil pessoas deixassem suas casas no leste da Ucrânia para buscar refúgio em outras regiões do país e na Rússia, segundo a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).


; DESAFIO DO GELO
BUSH ENTRA NA
CAMPANHA E
CHAMA CLINTON




Foi com bom humor que o ex-presidente americano George W. Bush (foto) aderiu ontem à campanha de combate à esclerose lateral amiotrófica (ELA). ;A todos que me desafiaram, não acho que seja muito presidencial da minha parte jogar um balde de água gelada em cima de mim;, disse Bush, acrescentando: ;Por isso, vou assinar um cheque;. Ao pegar uma caneta, sua mulher, Laura, aparece em cena e joga um balde de água sobre ele. ;O cheque é meu. Não quero estragar meu penteado;, brinca a ex-primeira-dama no vídeo publicado no YouTube. À vontade, ele desafiou o seu antecessor na Casa Branca, o democrata Bill Clinton, a entrar na corrente. ;Ontem (terça-feira) foi aniversário do Bill e meu presente para ele será um banho de água fria". Iniciada no fim do mês passado, a brincadeira mobilizou celebridades do mundo inteiro. Segundo a ALS Association, US$ 31,5 milhões já foram arrecadados. A ELA é uma doença neurodegenerativa que mata os neurônios motores e, em longo prazo, leva à paralisia do paciente.


; PAQUISTÃO
EXÉRCITO
PREGA O
DIÁLOGO

O Exército do Paquistão defendeu ontem o diálogo com o objetivo de encerrar a crise política instalada no país com a oposição exigindo a renúncia do primeiro-ministro Nawaz Sharif. Mobilizados por Imran Khan, ex-astro do críquete, e por Tahir ul Qadri, chefe político-religioso moderado, e Qadri, milhares de manifestantes estão reunidos desde a semana passada próximo ao centro da capital paquistanesa, Islamabad, reivindicando a dissolução do parlamento. ;A situação requer paciência, sabedoria e inteligência de todas as partes para por fim à atual situação através de um diálogo profundo, pelo bem da nação;, declarou o porta-voz do Exército. Ontem, os manifestantes invadiram a ;zona vermelha;, como é chamado setor estratégico que abriga o parlamento, a residência do premiê e as principais embaixadas. O governo protegeu a área com enormes contêineres. Mas Khan e Qadri alugaram dois guindastes para retirar os equipamentos, permitindo assim o acesso dos manifestantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação