Adeus, série invicta

Adeus, série invicta

Depois de ganhar os nove jogos da etapa de classificação do Grand Prix, Seleção é surpreendida pela Turquia e, em meio a uma sequência de erros, perde logo na primeira partida da fase final

postado em 21/08/2014 00:00
 (foto: FIVB/Divulgação)
(foto: FIVB/Divulgação)


Diante de um adversário subestimado, a Seleção Brasileira feminina de vôlei perdeu a invencibilidade no Grand Prix. Por 3 sets a 2, o time de José Roberto Guimarães foi surpreendido pela Turquia e acabou derrotado na primeira rodada da fase final da competição. O grupo verde-amarelo tinha outro duelo marcado para as 3h de hoje, diante da China. Amanhã, no mesmo horário, o adversário será a Bélgica.

O início da partida diante da Turquia pegou de surpresa os torcedores que esperavam um novo show do time brasileiro. Desorientada, a equipe abusou de erros e permitiu à rival vencer o set inicial por 25/18, com certa facilidade. Era apenas o terceiro set perdido pelo Brasil em toda a edição do torneio.

A situação seguiu complicada para as brasileiras no segundo set. Os erros diminuíram, mas as turcas, fazendo um jogo simples e seguro, conseguiram faturar a parcial com placar apertado: 25/23.

Preocupado com o desempenho abaixo da média das comandadas, prestes a perderem de maneira arrasadora, Zé Roberto resolveu arriscar. Colocou em quadra atletas menos experientes, como Tandara, Gabi e Carol. A mudança surtiu efeito imediato: com 21/25 e 19/25, a Seleção empatou e levou a decisão para o tie-break.

No desempate, o Brasil ofereceu resistência, mas as turcas repetiram o desempenho dos sets iniciais e venceram o jogo, impondo 15/13. O prejuízo, contudo, foi menor para o time verde-amarelo. Pelo placar final de 3 x 2, as brasileiras levaram um ponto, contra dois das turcas.

Para Zé Roberto, há pontos positivos a serem tirados do tropeço, especialmente com o bom desempenho das atletas que saíram do banco e por pouco não viraram o jogo. ;Nosso time teve muitas falhas no passe, principalmente nos dois sets iniciais. Conseguimos reverter a situação no terceiro e no quarto sets, com a entrada das jogadoras que estavam no banco, e fiquei feliz por isso;, afirmou.



"Combinamos que a jogadora que entrasse iria para quadra sorrindo, buscando mudar o astral da equipe. Foi isso que tentei fazer, mas infelizmente não conseguimos a vitória;
Tandara, oposto que substituiu Sheilla no terceiro set e foi a maior pontuadora do Brasil no jogo, com 20 acertos



A tabela
Veja os jogos da Seleção nesta fase final*

Ontem
Brasil 2 x 3 Turquia

Hoje
3h Brasil x China

Amanhã
3h Brasil x Bélgica

Sábado
3h Brasil x Rússia
*Horários de Brasília



Na TV

Grand Prix
Amanhã

Turquia x Rússia
0h30 SporTV
Brasil x Bélgica
3h Globo e SporTV



Equipe masculina vence jogo-treino
A Seleção Brasileira masculina de vôlei venceu ontem mais uma partida de preparação para o Campeonato Mundial, que começa no dia 30, na Polônia. O time de Bernardinho bateu a França por 3 sets a 1 em Pravets, na Bulgária. Os comandados do técnico Bernardinho farão um jogo-treino amanhã, diante da Bulgária, e vão estrear no Mundial em 1; de setembro, diante da Alemanha.



Brasília perde em Uberlândia
Em amistoso de preparação para a próxima temporada, o Brasília Vôlei perdeu para o Praia Clube, ontem, na cidade mineira de Uberlândia. As donas da casa fecharam a partida em 3 sets a 1, parciais de 25/18, 15/25, 25/23 e 26/24. As duas equipes voltam a se enfrentar hoje, às 19, e amanhã, às 11h. Haverá também três confrontos na capital federal, em datas a serem definidas.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação