DROPS DIGITAIS

DROPS DIGITAIS

postado em 22/08/2014 00:00

; GAMES
Peixes jogam Street fighter

Peixinhos de aquário foram os candidatos escolhidos para se enfrentarem em uma partida de Street Fighter II na internet. Aquarius e Robert, The Bruce estão há dias disputando partidas de luta transmitidas pela internet por meio do canal Twitch. Os bichos nadam em um aquário filmado por uma webcam. Quando eles passam por determinados pontos do vidro, o programa transforma o movimento em um comando para o personagem do jogo ;controlado; pelo respectivo animal e ataca o oponente. A transmissão já alcançou mais de 7 mil visualizações simultâneas e acumula mais de 4,3 milhões de visitas. A ideia foi inspirada no peixe beta Grayson Hopper, que desde o último dia 8 ;tenta; concluir o RPG Pokemon. A brincadeira foi apelidada de FishPlaysPokemon e é transmitida no mesmo site. Até o momento, Grayson conseguiu vencer uma batalha.

; LIVROS
Amazon chega ao Brasil

A gigante do comércio Amazon lançou sua loja de livros físicos no Brasil. A empresa oferece um catálogo de 150 mil obras em português, além dos títulos que a empresa já vendia no país em meio digital. O serviço conta com um recurso chamado ;leia enquanto enviamos;, que disponibiliza o livro em formato digital para o comprador para que ele comece a ler pelo dispositivo ou pelo aplicativo Kindle antes mesmo de a cópia impressa chegar pelo correio. A leitura para os apressadinhos está incluída gratuitamente em 13 mil títulos da loja virtual e só vale até a chegada do livro ; depois que a encomenda chegar, o cliente terá de pagar pelo e-book. A Amazon também vai oferecer a entrega expressa em um dia útil, mas somente para a Grande São Paulo.

; VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Rede social denuncia restaurantes

O Departamento de Saúde Pública de Chicago, nos Estados Unidos, desenvolveu um algoritmo para procurar reclamações de intoxicação alimentar pelo Twitter. O objetivo é usar a rede social para descobrir que restaurantes estão fazendo as pessoas passarem mal. A ferramenta já flagrou mais de 2,2 mil tuítes, levando as autoridades a analisar 270 posts e a identificar 133 estabelecimentos suspeitos. Entre esses lugares, 21 foram reprovados na inspeção sanitária e 33 foram advertidos por violações graves. Os departamentos de vigilância de Boston e de Nova York, que já procuram reclamações semelhantes em avaliações postadas em outras redes, também devem implementar o sistema feito para o Twitter em breve.

; INTERNET
Sem fotos de falecidos

O Twitter anunciou que vai retirar do microblog fotos de pessoas falecidas a pedido das famílias. O anúncio foi feito depois que o site foi usado para o compartilhamento de imagens do fotojornalista James Foley, assassinado por um grupo de terroristas iraquianos. O momento em que ele foi decaptado também foi publicado no YouTube, de onde o vídeo foi retirado. A nova política do Twitter permite que os parentes e pessoas autorizadas solicitem a eliminação de fotos e vídeos de pessoas falecidas do site, caso eles causem dano à família. O microblog também foi motivo de polêmica na semana passada, quando a filha do ator Robin Williams, Zelda, deixou a rede social após internautas usarem o site para publicar fotos do ator. As imagens mostravam Williams, que cometeu suicídio, em situações chocantes acompanhadas de mensagens agressivas.

; INOVAÇÃO
Bitucas carregadas

Pesquisadores sul-coreanos desenvolveram uma técnica que transforma bitucas de cigarro em supercapacitores. O método, descrito na publicação Nanotechnology, usa o acetato de celulose, substância tóxica presente nas fibras do cigarro. O material passa por um processo de carbonização, que basicamente consiste na queima dos filtros descartados em um local carregado de nitrogênio. Isso faz com que as fibras fiquem porosas, aumentando sua superfície e criando bastante espaço para o armazenamento de energia. Essa característica é perfeita para supercapacitores, que são um tipo de alternativa às baterias. Esses dispositivos guardam eletricidade em campos elétricos e podem descarregar mais eletricidade do que uma bateria comum.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação