Entre no clima da montanha

Entre no clima da montanha

Aproveite o fim do inverno para conhecer uma das mais famosas cidades de serra do país, Campos do Jordão. Além das boas opções de restaurantes, com os conceituados fondues, aproveite e viva o estilo europeu do lugar

» Juliana A. Saad Especial para o Correio
postado em 03/09/2014 00:00
 (foto: Fotos: ConventionVisitors Bureau/Divulgação)
(foto: Fotos: ConventionVisitors Bureau/Divulgação)
Uma densa floresta de araucárias pontuada por hortênsias e uma diversidade de fauna e flora que inspiram caminhadas e vida ao ar livre cercam Campos do Jordão. É o município mais alto do Brasil, uma daquelas cidades que parecem cenográficas. A famosa estância climática é linda, limpa e organizada e remete à Suíça com sua arquitetura alpina, ruas floridas e ar de montanha.

Considerado um dos mais bacanas destinos de serra do Brasil, Campos do Jordão encanta famílias, casais e grupos de amigos que vão em busca do clima indescritível das Serra da Mantiqueira e das opções de lazer que enchem as ruas de turistas. Além da natureza privilegiada, da boa mesa e das opções de passeio e hospedagem para todos os bolsos, a cidade ganha nos meses de inverno uma agenda de eventos que vai de shows de música a festivais gastronômicos.

O centrinho de Capivari é um dos lugares mais animados da cidade, com restaurantes, lojas, bares e um mundo de atividades que reúnem os turistas em animados passeios a pé pelas alamedas elegantes.

Para quem curte a vida ao ar livre, o destino é repleto de opções de lazer que beneficiam o contato com a natureza (florestas, ecoparques, trilhas e ecoturismo). Além disso, tem passeios culturais e gastronômicos, como fábrica de chocolate, cervejaria, museus e palácio.

A cidade do Vale do Paraíba paulista fica a 173km de São Paulo, com acesso pelas Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto, em um passeio que leva cerca de duas horas e meia de carro. À medida que o carro ascende às curvas da estrada, lindas paisagens vão sendo reveladas em uma antecipação verde à chegada a Campos do Jordão. Confira o roteiro que o Turismo preparou para quem quer descobrir um pouco da cidade.


Centrinho
A Vila Capivari é o centro nevrálgico do movimento turístico na cidade. É lá que as pessoas se encontram em longos passeios pelas ruas pontuadas por construções que remetem ao estilo europeu, com alamedas onde se estendem uma série de cafés, restaurantes, butiques, bares e lojinhas. A região também serve de palco a eventos culturais e musicais. Para completar, tem o Parque de Capivari, com brinquedos, teleférico, botes e o famoso Trenzinho da Alegria, que leva os visitantes mirins em um gostoso passeio que atravessa a cidade até a Parada São Cristovão.


Cervejaria Baden Baden
www.badenbaden.com.br
A cervejaria Baden Baden, em Vila Santa Cruz, está aberta para visitação. A fábrica desvenda a produção de cervejas artesanais, muito apreciadas atualmente. Ao longo do passeio, é possível acompanhar os processos de produção da cerveja e aprender mais sobre a composição, além de receber dicas para degustação, compra e armazenagem. Mas o que todo mundo adora é a prova das cervejas que também podem ser degustadas no centrinho de Campos do Jordão, no emblemático restaurante/bar da Baden Baden.


Passeio de Trem
Um trenzinho liga Campos do Jordão a Santo Antônio do Pinhal em um trajeto de 20km, que dura 2h30 (ida e volta), e contorna a Serra da Mantiqueira revelando paisagens revigorantes, como a Pedra do Baú e o Vale do Lajeado. Diversão para toda a família.


Horto Florestal
www.camposdojordaohortoflorestal.com
Uma das maiores reservas de árvores coníferas do Estado de São Paulo, o horto se espraia por 8,3 mil hectares de área preservada. Um verdadeiro paraíso verde para quem gosta de ar puro de montanha: trilhas para caminhadas, rapel, bosques para piquenique, centro de exposições com exemplares da fauna e flora da região, viveiros e paisagens belíssimas e o contato direto com a natureza. Custa R$ 6 para entrar.


Amantikir Garden
www.amantikir.com.br
São 22 jardins com mais de 800 espécies de plantas, inspirados em naturezas similares de várias partes do mundo, como Espanha, França, Suíça, Inglaterra, Escócia, México e Canadá, integrados à paisagem formada pela mata nativa das montanhas. A visita monitorada custa R$ 25, e é possível percorrer todo o circuito em menos de duas horas.


Tarundú
www.tarundu.com.br
Um parque na medida para momentos que deixarão adultos e crianças felizes: patinação no gelo, passeios a cavalo, arborismo, paintball, tirolesa, escalada, arco e flecha, minigolfe e muitos outros. São mais de 30 atividades em contato com a natureza, em 500 mil m;. E há um restaurante para recuperar as forças.


Fábrica de Chocolates Araucária
www.chocolatearaucaria.com.br
Qual criança nunca sonhou em visitar uma fábrica de chocolates? Uma parede de vidro revela o processo de manufatura dos tradicionais produtos que dão água na boca de turistas de todas as gerações. Um café/lojinha ao lado vende e serve várias opções de doces que vão de bombons a geleias , bolos, chocolates... Impossível sair sem um pesinho a mais. Visita gratuita





Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação