Pesquisa aponta crescimento de Aécio

Pesquisa aponta crescimento de Aécio

ANDRÉ SHALDERS
postado em 17/09/2014 00:00
Pesquisa Ibope divulgada ontem aponta um crescimento de quatro pontos percentuais nas intenções de voto do candidato presidencial do PSDB, Aécio Neves, que atingiu 19%. As principais rivais perderam terreno em comparação à sondagem anterior. Dilma Rousseff (PT) caiu de 39% para 36%, e Marina Silva (PSB), de 31% para 30%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança da pesquisa é de 95%. O instituto foi às ruas entre 13 e 15 de setembro e ouviu 3.010 pessoas em 204 municípios.

Numa possível disputa de segundo turno, Marina Silva conseguiu ampliar discretamente a vantagem sobre Dilma Rousseff. Se o segundo turno fosse hoje, Marina teria 43% das intenções de voto, e Dilma, 40%. No levantamento anterior do Ibope, encomendado pela CNI e realizado entre 5 e 8 de setembro, as duas apareciam tecnicamente empatadas, com 43% das intenções de voto para a candidata do PSB e 42% para Dilma.

No cenário com Dilma e Aécio, a petista venceria, com 44% contra 37% do tucano. O postulante do PSDB, entretanto, também cresceu nesse cenário. Na pesquisa anterior, ele tinha 33%, enquanto Dilma contava com 48% das intenções. A rejeição ao governo Dilma também flutuou para baixo, mas dentro da margem de erro: 37% dos brasileiros avaliam a gestão da atual presidente como ótima ou boa, enquanto, na sondagem anterior, esse índice era de 37%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-00657/2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação