Um rio, duas cidades diferentes

Um rio, duas cidades diferentes

postado em 17/09/2014 00:00
 (foto: Renato Alves/CB/D.A Press)
(foto: Renato Alves/CB/D.A Press)

O Rio Water of Leith divide Edimburgo. De um lado, a Cidade Velha, com suas dezenas de ruelas e prédios medievais. Do outro, a Cidade Nova, com largas avenidas, muitos parques e restaurantes modernos. Lá também estão alguns dos melhores museus da capital escocesa.

Três deles, os mais importantes, ficam sob o cuidado de uma mesma instituição. Na Galeria Nacional da Escócia, há mais de 20 mil pinturas, esculturas e desenhos, incluindo obras clássicas de mestres como Botticelli, Rubens, Rafael e Monet.

Já a Galeria Nacional de Arte Moderna, como o próprio nome diz, traz obras mais recentes, notadamente as de Miró, Klee e Hepworth. Há ainda exemplares de Pablo Picasso, Georges Braque e Henri Matisse.

Na National Portrait Gallery, estão expostas imagens de alguns dos escoceses mais notáveis, de artistas a criminosos. O acervo tem preciosidades, como o quadro com as princesas Anne e Elizabeth, de Van Dyck, e trabalhos mais contemporâneos, como a colagem de David Mach retratando o treinador de futebol Sir Alex Ferguson. (RA)



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação