Problemas no caminho do líder

Problemas no caminho do líder

Thiago Madureira
postado em 30/09/2014 00:00
 (foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press - 19/8/14)
(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press - 19/8/14)

Belo Horizonte ; Na reta final da temporada, as adversidades parecem se multiplicar. Líder do Campeonato Brasileiro e presente nas quartas de final da Copa do Brasil, o Cruzeiro terá de superar calendário apertado, desgaste do elenco e desfalques por causa da Seleção Brasileira.

O objetivo do clube e o sonho da torcida são repetir o feito de 2003, conquistando a Tríplice Coroa (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro). Considerado um dos melhores elencos do futebol nacional, o grupo de Marcelo Oliveira tem nesse o momento ideal para comprovar seu valor.

O primeiro obstáculo, não apenas para o Cruzeiro, é o calendário. De 1; de outubro a 7 de dezembro (68 dias), a Raposa poderá disputar 19 jogos (13 do Brasileirão e 6 da Copa do Brasil se avançar até a decisão). Uma média de uma partida a cada 3,5 dias. Principal concorrente na disputa do Nacional, o Inter terá mais tempo para descansar, já que foi eliminado do torneio mata-mata e da Copa Sul-Americana.

Datas apertadas se relacionam diretamente com jogadores desgastados. E o cansaço de alguns atletas do Cruzeiro ficou evidente na partida contra o Sport (0 x 0), no sábado, pelo Brasileirão. O trio ofensivo (Marcelo Moreno, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart) foi quem mais sentiu o excesso de jogos. Somente em setembro, Ribeiro, por exemplo, disputou oito partidas: seis pelo Cruzeiro e duas pela Seleção. Para evitar lesões, Marcelo Oliveira indicou que poupará alguns atletas do confronto com o ABC, amanhã, pela Copa do Brasil.

Até a equipe verde-amarela se impõe como um complicador. Convocados, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart serão desfalques em duelos importantes pelo Brasileirão (Corinthians, no Mineirão, e Flamengo, no Maracanã) e pela Copa do Brasil (jogo de volta contra o ABC, em Natal).

O Cruzeiro chegou a solicitar à CBF evitar partidas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil em datas de jogos da Seleção Brasileira, mas não foi atendido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação