Festa de aniversário

Festa de aniversário

Toro Rosso confirma que Max Verstappen participará, na sexta-feira, do primeiro treino livre para o GP do Japão. Jovem holandês completa, hoje, 17 anos. Será o piloto mais jovem a guiar na história da categoria

postado em 30/09/2014 00:00
 (foto: Sander Koning/AFP - 6/10/14
)
(foto: Sander Koning/AFP - 6/10/14 )


Pouco tempo após ser confirmado como titular da Toro Rosso na próxima temporada, o holandês Max Verstappen terá sua primeira oportunidade na Fórmula 1. O piloto, que completa hoje 17 anos, recebeu a superlicença da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e participará do primeiro treino livre para o Grande Prêmio do Japão, em Suzuka, na sexta-feira. Ele vai correr no lugar do francês Jean-Éric Vergne, a quem substituirá, no ano que vem, de forma oficial.

O holandês realizou testes com carros antigos nos últimos meses e participou de atividades no simulador da Red Bull. Confirmado no treino, o jovem piloto comemorou a oportunidade. ;Estou muito ansioso para andar em um treino livre em um GP pela primeira vez. É uma boa preparação para o próximo ano, mesmo que não seja algo que eu tenha imaginado há alguns meses. Já estar participando de um treino é, claro, um sonho que se realiza;, celebrou Verstappen, pensando em ganhar experiência para sua estreia oficial em 2015.

;Para mim, será uma experiência muito valiosa. Passar algum tempo no carro e também me acostumar a trabalhar com todos na equipe para me preparar para a próxima temporada. Não vou para lá para quebrar nenhum recorde, apenas para ganhar experiência;, completou. Verstappen será o piloto mais jovem da história da Fórmula 1, superando a marca do alemão Sebastian Vettel, que participou dos treinos livres do GP da Turquia de 2006 quando tinha 19 anos.

Apesar de estar confirmado para a primeira atividade oficial na F-1, o piloto conhece a pista de Suzuka, pois foi o mesmo traçado utilizado por ele para treinar usando um modelo antigo da Red Bull. Antes de receber a superlicença, Verstappen também realizou uma série de exames. Além disso, ele tem feito trabalhos no simulador da escuderia, como parte da preparação para estrear como titular em 2015.

O piloto precoce disputa, neste ano, sua primeira temporada de monopostos, na F-3 Europeia. Com oito vitórias em 27 corridas, é o vice-líder da competição. Até o ano passado, ele corria de kart. Max é filho do ex-piloto Jos Verstappen, que correu, entre 1994 e 2003, por sete equipes diferentes.

;É uma boa preparação para 2015, mesmo que não seja algo que eu tenha imaginado há alguns meses. Já estar participando de um treino é um sonho que se realiza;
Max Verstappen, 17 anos, piloto da Toro Rosso


Saiba mais
Fora do circuito, proibido

A idade mínima para tirar a habilitação no Japão, onde Max Verstappen fará sua estreia, na sexta-feira, é de 18 anos. Mesmo podendo pilotar na Fórmula 1, o holandês, que completa hoje 17 anos, não poderia guiar um carro de passeio a poucos metros do circuito, nas ruas de Suzuka.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação