De premissas e cara de pau

De premissas e cara de pau

RENATO FERRAZ renatoferraz.df@dabr.com.br
postado em 10/10/2014 00:00

Todo político é ladrão. Reguffe, Agnelo, Rollemberg e Frejat são políticos. Logo, os quatros são ladrões, certo? Calma, não bem é assim. Costumamos, às vezes inconscientemente, nos valer de premissas para chegar a uma conclusão, mas nossa formação social, ideologia, má-fé e nossos interesses pessoais ou mesmo a intensidade da gastrite nos induzem a erros. Aliás, fazendo blague, lembro: talvez seja pelo fato de que haja tanto ;ladrão; na política que os brasileiros elevaram em 25% (de 44 para 55) a quantidade de ex-policiais na Câmara e nas assembleias... Mas, voltando ao silogismo, o que incomoda é que usamos demais premissas falsas (bastam duas) para chegarmos a uma definição conclusiva ; mas também falsa.

Por exemplo: bolsa família é esmola; quem ganha esmola costuma ser grato; então, todos os beneficiados pelo programa votarão em quem o criou ou mantém (no caso, Dilma). Ou, parafraseando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: o voto para Dilma sai dos ;grotões;, onde é dada a bolsa família; bolsa família é para pobre; pobre é desinformado e, por isso, vota no PT. É verdade: numa tacada só, FHC classificou os 43,3 milhões de brasileiros que escolheram Dilma como um povo sem discernimento, incapaz de formar juízo, julgar ou avaliar algo ou alguém.

Bem, vamos fazer outro silogismo? Vejamos: todo político é incoerente; Cristovam, Reguffe, Frejat, Arruda, Gim, Roriz e Fraga estão, agora, juntos, em defesa dos mesmos ideais e candidato; alguns têm pensamentos extremamente divergentes entre si; portanto, tem alguém aí sendo incongruente, ilógico, desarmônico, contraditório; Eu tenho meus conceitos, mas só posso dizer que já estou assombrado. Enquanto isso, ainda tem quem aqui fique procurando explicações para o fato de que 4,4 milhões votaram em branco; 6,6 milhões anularam o voto; e 27,6 milhões simplesmente não foram às urnas. Assim, parece-me que, em todo o Brasil, 38,7 milhões de pessoas simplesmente concordam com a premissa de que todo político é cara de pau, não?


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação